COMO TIRAR O SONHO DO PAPEL E MONTAR SEU PRÓPRIO CONSULTÓRIO?

Montar ou não seu próprio consultório? Você pode fazer isso sendo um profissional recém-formado ou mais experiente. Não importa em qual momento você está: se sua escolha é empreender, atente-se a algumas questões.

Onde será meu consultório?

Pesquisar sobre o bairro onde se instalar é fundamental. Regiões com menor poder aquisitivo podem receber bem dentistas que atuem como clínico geral. Já espaços com público de maior poder aquisitivo, tem perfil para dentistas especialistas.

A escolha do imóvel apropriado e se será alugado ou próprio também são questões essenciais em seus custos. Uma decoração bonita e a compra ou aluguel de um espaço só para você ou sala compartilhada também devem ser levados em consideração. Lembre-se que uma fachada bonita é importante, já que a visibilidade atrai mais pacientes/clientes.

Acerte na estrutura

Para iniciar seu trabalho você terá de investir em equipamentos odontológicos básicos como cadeira odontológica; bomba a vácuo; autoclave; seladora; fotopolimerizador; compressor; kit alta e baixa rotação; raio x e colete de chumbo; câmara escura e negatoscópio. Você precisará também adquirir com frequência uma lista de matérias primas. Procure fazê-las em dentais online, como a Dental Proclin, que tem preços melhores que a concorrência. Pense na administração do seu estoque: você pode economizar muito com um gerenciamento bem feito.

Leve em conta o investimento na contratação de auxiliar de saúde bucal (SB) e secretária, bem como a aquisição de móveis planejados e materiais como computador, impressora, ar condicionado etc.

Cuidados com a legalização

Será necessário fazer investimentos para adequar seu consultório às normas da Vigilância Sanitária. Segundo normatização da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as clínicas precisam ter sala de espera, depósito de materiais de limpeza, banheiros para pacientes e central de esterilização de materiais; além de iluminação clara, ventilação apropriada, dedetização, paredes e tetos de cor clara, pisos laváveis, superfícies impermeáveis e instalações elétricas e hidráulicas embutidas.

Você precisará ser registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Em seguida, opte por uma estrutura jurídica e de contabilidade.

Para atuar será necessário também fazer a inscrição estadual e municipal como prestador de serviço, obter o CNPJ e se enquadrar em regime de tributação. Para estar em ordem, precisará de alvarás específicos como o Alvará da Vigilância Sanitária, Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) e LIMPURB (Coleta de Resíduos de Saúde).

Gerencie seus custos: faça um plano de negócios

De acordo com dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a falta de planejamento é responsável pelo fechamento de 25% das empresas criadas no país. Seja planejado com custos e também com suas metas. Projete sua receita, incluindo o número de atendimentos que você terá de realizar para ter equilíbrio no fluxo de caixa.

Outra questão importante para ter sucesso em seu consultório é o marketing. Fique ligado nas próximas dicas e seja um profissional de destaque!