Para a maioria das profissões da área de saúde atender crianças é um desafio! Isso porque os olhos atentos, a curiosidade aguçada e os sentimentos à flor da pele fazem com que esses pequenos tenham um mundo próprio, muitas vezes inacessível aos adultos. Saber lidar com eles é uma tarefa importante na odontologia! Carisma, empatia, paciência e um pouco de lúdico podem conquistar até os mais sinceros sorrisos.
Não basta conquistar e fidelizar os pais, se o trabalho não estiver diretamente voltado para a criança ela se sentirá coagida e, com certeza, não irá gostar nem um pouco do procedimento realizado. Voltar às raízes da nossa infância, realizando um trabalho minucioso na conquista de uma nova amizade é essencial! É momento de desenvolver os mecanismos que conquistam a confiança e que façam os pequenos se interessarem por todo o trabalho feito. Trabalhar com as características do mundo infantil ao seu favor é indispensável para quem almeja o melhor dos atendimentos para toda a família. Confira três dicas que irão te ajudar a conquistar esses pequenos pacientes!
CARISMA E EMPATIA
O atendimento com criança é momento destinado a ela, aproveite para conversar sobre os mais variados assuntos e se interessar pelo que ela tem a oferecer, a teia da confiança deve ser tecida minuciosamente e a distração é a consequência ouro desta dica. Sobretudo, o carisma pode ser estendido para o ambiente físico! Torne o seu consultório muito mais leve e atrativo. Personagens de desenhos animados, instrumentos de odontologia diferenciados, coloridos e divertidos fazem com que a imaginação seja despertada e que a criança se sinta mais próxima do profissional de odontologia.
Lembre-se também da empatia! Ela é boa em todos os momentos, mas principalmente com os pequenos. Eles são muito mais sensíveis que os adultos, possuem medos, receios e possíveis traumas causados por outros profissionais que não prezaram por esses cuidados. Respeite o tempo de cada um e não vá “direto ao ponto”. Pense em como você reagiria quando criança.

PACIÊNCIA
Se você pensa em conquistar crianças, senta que lá vem história… Esse é um daqueles atendimentos que precisam de uns minutinhos a mais na agenda, porque por mais que o objetivo seja simples, você irá gastar tempo no procedimento mais complicado: a conquista da amizade. Mas calma, nem sempre todo esse script terá que ser desenvolvido, na próxima consulta o pequeno paciente retornará sem muitos receios e mais pronto para a intervenção do profissional.
SEJA LÚDICO
A mais importante dica foi propositalmente deixada por último, sem as anteriores ela não pode ser bem aplicada. Atender uma criança também é momento para ensinar a importância da saúde bucal e de todo o procedimento que será realizado naquele atendimento. E por que não usar e abusar da imaginação fértil?! Mergulhe nas fantasias e seja aliado da fada do dente e de heróis corajosos que combatem as maldosas bactérias. Jato de água do Aquaman, laser do Ciclope e muito mais podem substituir os nomes científicos em seu consultório. Lembre-se, o desconhecido é sempre temido, então torne o atendimento de uma criança o mais educacional e lúdico possível.
Por fim, conquiste o público infantil com o melhor que se pode oferecer! Fidelizar os pequenos é um trabalho que começa de filho para pais. Siga estas dicas e tenha a certeza de um ótimo atendimento e de novas amizades.