ODONTOGERIATRIA EM SEU CONSULTÓRIO!

Quando o assunto é saúde bucal, os idosos encontram-se no grupo mais afetado pelas doenças. A odontogeriatria é uma especialidade odontológica que tem como objetivo o atendimento voltado à terceira idade. Conheça os benefícios de implementá-la em seu consultório, os equipamentos que podem ser adquiridos e quais os tratamentos mais comuns realizados nestes pacientes.

Com a evolução tecnológica que vivenciamos, o acesso a novos produtos e melhores condições de vida, tem sido benéfico para muitas pessoas. Entre elas, o grupo que mais se beneficia se adaptando e passando por mudanças radicais em seu cotidiano são os idosos. Remédios e tratamentos tradicionais, aos poucos, estão sendo substituído por procedimentos profissionais e a cada novo dia a terceira idade tem gozado mais e mais das tecnologias atuais e, consequentemente, de uma melhor qualidade de vida.

Dessa forma, levar uma vida saudável ficou muito mais fácil para todos com as informações na tela do celular, além de novas técnicas e procedimentos de saúde. A odontogeriatria, desde 2002, tem ocupado lugar de destaque nos consultórios de odontologia. Aliás, quem não quer envelhecer com a saúde em dia? Para isso, muitas clínicas e profissionais buscam se especializar, principalmente aqueles que intensificam seus tratamentos com um plano que busca atender toda a família. Entretanto, além de um atendimento diferenciado, talvez seja necessário fazer alguns ajuste e adquirir novos equipamentos para melhor atender este público.

A busca constante por próteses e implantes dentários faz com que os especialistas nesta área de atuação passem a investir em outros itens para o seu consultório. A impressora 3D scaneia toda a arcada dentaria, produzindo um “mapa” bucal com exatidão e substituindo as massas de molde que podem causar enjoo e mal-estar em grande parte dos pacientes. Os protótipos impressos são fiéis à estrutura dentaria do paciente e possuem controle na coloração, passando maior confiança e segurança. Como bônus, este equipamento é rápido e eficaz, todo o procedimento que dura até duas semana pode ser feito em um ou dois dias.

No que tange aos atendimentos de rotina, os idosos costumam sofrer com problemas como a cárie de raiz e doença periodontal, sendo necessário que um especialista analise continuamente esses aspectos. Ademais, as mudanças do metabolismo, na alimentação e nos hábitos, podem causar xerostomia entre muitos dos pacientes, motivo de grande desconforto em casos crônicos.

Sobretudo, o maior cuidado se concentra em doenças como a diabetes e hipertensão que são comuns neste grupo, podendo significar problemas na saúde bucal e complicações em casos de cirurgias, por exemplo. Por isso, o profissional especializado, saberá exatamente quais os procedimentos e medicamentos mais seguros para cada paciente a partir da sua idade. O curso de odontogeriatria tem como objetivo mostrar ao aluno os impactos do envelhecimento na saúde bucal e no corpo como um todo para que os diagnósticos levem em consideração muitos outros aspectos e sejam exatos.

Em suma, as necessidades de um paciente idoso são bastante diferentes dos demais. Especializar-se nesta área de atuação pode agregar valor à uma clínica de odontologia e destacar o profissional frente aos concorrentes. Aposte na odontogeriatria e tenha a certeza de um atendimento diferenciado, especializado e de qualidade para os seus pacientes.