VOCÊ SABE COMO COBRAR OS PACIENTES INADIMPLENTES?

Administração dos gastos, melhorias na clínica a serem feitas, pandemia em curso e recessão econômica. Não basta este cenário conturbado enfrentado por muitos profissionais de odontologia neste momento, ainda há percalços no fechamento de caixa causados pelos pagamentos atrasados e os não realizados. Certamente este é o pesadelo de muitos negócios! Confira nosso texto e saiba a melhor forma de cobrar os pacientes inadimplentes.

Fim da data limite para o pagamento. Você espera mais um pouco e, às vezes, até o próximo quinto dia útil e a pessoa surpreendentemente “desaparece”. Dias, semanas e até meses se passam e você não consegue fazer contato. Sem dúvidas, este é um dos grandes pesadelos enfrentado por quem está no mercado. Neste caso, não importa o quão experiente você seja. Novos e velhos negócios, uma hora ou outra, irão esbarrar com os clientes inadimplentes. Mas você sabe a maneira correta de realizar as cobranças? Todos concordamos que se trata de uma situação chata! Porém, necessária. Confira nossos tópicos e entenda a melhor forma de abordar o seu paciente e lembrá-lo deste compromisso com a sua clínica!

ABORDAGEM

A melhor abordagem é sempre a cordial! Principalmente por se tratar de um assunto tão delicado. Além de fazer bem para todas as partes e ter maiores chances de sucesso na empreitada, evita dores de cabeça como as ações judiciais. A negociação feita entre as partes é sempre a melhor opção, por mais que muitos prefiram a impessoalidade nesses casos.

CARTAS, E-MAIL OU MENSAGEM?

O primeiro passo de qualquer cobrança é tentar entender, sempre que possível, o motivo da inadimplência. Por conta de uma rotina intensa, algumas vezes esquecemos de pagar alguma conta ou, no pior dos casos, enfrentamos problemas com bancos e pagamentos desviados.

Ao certificar que o paciente está ciente da inadimplência, inicia-se o período de negociação da dívida. Como dito anteriormente, há quem prefira a impessoalidade e, sem dúvidas, a carta com aviso de recebimento é o melhor caminho. Dessa forma, ao alegar desconhecimento sobre a dívida, pode-se recorrer a sanções legais a partir da posse do aviso de recebimento dos correios.

Para aqueles que prezam pela relação “olho no olho”, tentar contato por telefone ou mensagem pode ser uma ótima opção! Contudo, esteja atento para evitar incômodos. Aliás, ninguém quer acordar cedo em um final de semana com uma ligação dessas. E lembre-se, jamais deixe recado, você pode sofrer um processo judicial! Além do bom senso, consulte sempre o código de defesa do consumidor, ele garantirá que a cobrança seja feita dentro da lei.

NEGOCIAÇÃO

Realmente, imprevistos ocorrem o tempo todo e uma hora ou outra todos nós, por mais responsáveis que somos, nos tornamos inadimplentes. Sabendo disso, conversar com o seu paciente é o melhor caminho! Principalmente se for aquela pessoa que sempre procura pelos seus serviços. Busque entender a situação do seu cliente e o motivo que o levou a não efetuar o pagamento. Se possível, encontrem juntos a melhor forma de colocar os valores devidos em dia com a sua clínica!

Além disso, quando o contato for feito por ligação ou mensagem, você pode disponibilizar esta função para um dos funcionários, mas sempre que possível realize a negociação diretamente com o paciente. Dessa forma, a negociação poderá ser feita da melhor maneira e você garantirá que a dívida será paga.

Imagens by Freepik