VOCÊ SABE COMO DEIXAR SUA CLÍNICA EM DIA COM A VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

Para evitar multas e garantir um espaço seguro para seus funcionários e pacientes, observar as normas estabelecidas pela ANVISA é de suma importância! Suas regras vão para além das práticas de biossegurança, podendo interferir até mesmo na estrutura física do seu imóvel. Acompanhe nosso artigo e conheça mais sobre esse processo burocrático válido para todos os estabelecimentos de saúde.

O primeiro passo para inaugurar uma clínica de saúde, sem dúvidas, é o mais complicado! Documentos que parecem não ter fim e filas de espera que incomodam qualquer um. Entretanto, o processo burocrático é de extrema importância e deve ser realizado antes mesmo da inauguração do seu consultório. Isso garante que a segurança de todos seja observada e que o profissional não sofra sanções futuras.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária possui normas próprias e bastante rígidas que devem ser analisadas com toda a atenção. Ela é responsável pelo funcionamento de todos os estabelecimentos da área de saúde, sejam eles estaduais ou municipais. As regras estabelecidas para o bom funcionamento dos serviços de saúde podem ser encontradas na Resolução da Diretoria Colegiada ‐ RDC nº. 63, de 25 de novembro de 2011. Além disso, para garantir que o seu espaço físico esteja em conformidade com a lei, é necessário que seja observada as normas da Resolução RDC n.º 50, de 21 de fevereiro de 2002.

Sendo assim, antes mesmo de iniciar os atendimentos ao público, a autorização deste e outros órgãos de fiscalização deve ser obtida. Também é essencial certificar as leis sanitárias da sua cidade que pode adicionar regras válidas para os estabelecimentos da região.

Com o momento em que vivemos as discussões sanitárias se tornaram primordiais! Contudo, o que nem todo mundo sabe é que as condições válidas para todos os estabelecimentos atualmente, são seguidas à risca pelas clínicas de saúde há muito tempo. Dessa forma, antes mesmo de determinar o local para montar o seu consultório, esteja atento para que o local seja arejado, sem muitos itens e com espaço suficiente para a sala de espera.

Para legalizar sua clínica de odontologia e conseguir a autorização de funcionamento pela ANVISA será necessário reunir pelo menos os seguintes documentos:

  1. Formulário de Petição (modelo DIVS).
  2. Cópia do Contrato Social.
  3. Cópia atualizada do CNPJ ou CPF.
  4. Comprovante de Recolhimento da Taxa.
  5. Cópia da Carteira Profissional emitida pelo Conselho de Classe do Responsável Técnico.
  6. Declaração do horário de funcionamento.
  7. Croqui de localização.
  8. Relação dos procedimentos técnicos que são executados.
  9. Relação dos Produtos e equipamentos utilizados nas atividades e respectivos números de registro no Ministério da Saúde.
  10. Contrato de constituição de empresa, com visto no Conselho Regional de classe, para autorização, alteração e rescisão.

Com os documentos em mãos e realizada a petição para conseguir a sua autorização de funcionamento, o profissional terá que aguardar um período que pode chegar até a 90 dias. Sobretudo, para quem prefere mais tranquilidade, é possível contratar uma assessoria especializada para realizar a petição e garantir que tudo esteja dentro da lei.

Imagens Freepik e Unsplash