Esta área de especialização da odontologia foi reconhecida há 5 anos e traz verdadeiros desafios para os dentistas. Ela tem como objetivo prevenir, proteger, acompanhar e orientar os atletas levando em consideração as particularidades de cada modalidade de esporte.
Em outubro de 2014, a 3ª Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas (ANEO) se reuniu em São Paulo- SP com a finalidade de discutir os novos ramos de atuação da odontologia, mas foi 1 ano depois que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) finalmente reconheceu a Odontologia do Esporte como especialidade odontológica.
Segundo o Art. 4º da ANEO “A Odontologia do Esporte é a área de atuação do cirurgião-dentista que inclui segmentos teóricos e práticos da Odontologia, com o objetivo de investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas profissionais e amadores, com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões, considerando as particularidades fisiológicas dos atletas, a modalidade que praticam e as regras do esporte”.
Dessa forma, segundo um artigo do jornal da Faculdade de Odontologia da USP, o profissional de odontologia que resolver se especializar nesta área deverá buscar constante atualização quanto às regras dos esportes dos seus atletas e deverá sempre relacionar a saúde bucal com a saúde geral do paciente.

O dentista responsável deverá reconhecer a singularidade destes organismos que estão em constante movimento e sendo levados ao extremo em muitos casos. Por isso, é necessário o acompanhamento constante de modo que o profissional possa prevenir e realizar tratamentos sempre que necessários para que a saúde e a carreira destes atletas sejam protegidas.
No que tange aos tratamentos realizados, o dentista especializado nesta área desenvolve e prescreve equipamentos de proteção necessários segundo a particularidade de cada atleta e sua modalidade de esporte. Além disso, outro ponto para o qual o profissional de odontologia deve manter-se atento é sobre a prescrição de medicação. É necessário avaliar os efeitos de cada medicamento minuciosamente, para que possam causar apenas doping positivo.
Em suma, esta área da odontologia vem ganhando espaço no mercado de atuação a cada dia. Atualmente, mais universidades tem buscado oferecer esta especialidade por conta da demanda entre os profissionais que buscam se destacar no mercado e ampliar sua arrecadação financeira. Geralmente, as vagas de emprego para os profissionais assalariados podem ser ofertadas por grandes grupos esportivos ou centros de treinamentos, o que garante ótimos salários e condições de trabalho.
Fonte: USP / Imagens Unsplash