FORMAS DE PAGAMENTO: DINHEIRO, CHEQUE E CARTÃO. QUAL O MELHOR PARA O SEU CONSULTÓRIO?

Segurança, praticidade, confiança e garantia de recebimento. Estes são os requisitos que devem ser avaliados na hora de escolher as formas de pagamento para o seu consultório. Acompanhe nossas dicas! Saiba mais sobre esses meios e não saia no vermelho.

Quando um negócio lida com a venda de serviços e/ou produtos, é preciso ter uma certa variedade de formas de pagamento. Isto acontece porque os clientes têm preferências diferentes, alguns vão querer usar cartão de crédito, enquanto outros nem sequer possuem um cartão. Apesar de parecer simples, esta escolha deve levar em consideração fatores chaves para as vendas e operações do seu negócio como:

  • custos envolvidos nas operações;
  • viabilidade para disponibilizar cada tipo de pagamento;
  • tempo de recebimento dos valores;
  • experiência do cliente.

Para um dentista definir quais os tipos de pagamento que serão disponibilizados em seu consultório, este deve conhecer as vantagens e desvantagens oferecidas por cada um dos métodos.

Pagamento em dinheiro

Quando falamos das formas de pagamento existentes, podemos considerar o pagamento em dinheiro como a mais antiga e tradicional. Dentre as vantagens, para quem vende, podemos citar a ausência do custo de operação financeira, pela não existência de intermediários, e o recebimento imediato do valor no fluxo de caixa da empresa. Além de sua aceitação ser obrigatória, do ponto de vista estratégico, algumas empresas adotam políticas de descontos para estimular este método de pagamento, porém esta prática é tida como indevida.

As principais desvantagens para o pagamento em dinheiro são sua limitação quanto a condições de pagamento, utilizada apenas para vendas à vista; impossibilidade de utilização em vendas online e e-commerce; e exposição a possíveis prejuízos em decorrência de assaltos.

Pagamento em cheque

A utilização de cheque é, atualmente, a menos popular dentre as formas de pagamento existentes. Alguns fatores atribuídos a isso são a substituição por métodos mais modernos e seguros de pagamento e a falta de credibilidade que ele transmite no mercado – além dos riscos posteriores de não recebimento dos valores.

Pagamento cartão de crédito

Esta talvez seja uma das formas de pagamento que oferece as melhores condições e facilidades para os seus clientes. Este método permite que a compra seja realizada sem que o cliente possua o valor total em mãos, mas, sim, crédito e limite disponível em seu cartão. Além disso, ela permite que o estabelecimento ofereça a opção de parcelamento de forma segura, se protegendo de possíveis inadimplências e assegurando seu total recebimento por parte da operadora financeira.

Seus pontos negativos se encontram nos custos e taxas com as adquirentes (geralmente mais elevadas que as operações de débito) e com o prazo de recebimento dos valores, que se dá em, no mínimo, 30 dias.

Pagamento cartão débito

Atualmente, o cartão de débito se tornou a forma mais comum de “carregar” dinheiro e realizar pagamentos em compras diárias. Assim como com o dinheiro, a transação se dá de forma direta e imediata do cliente para a empresa, com o pagamento total sendo realizado à vista. Nesse caso, o empreendedor deve arcar com os custos de uma máquina para os recebimentos de pagamentos em cartão e também com as taxas envolvidas na operação.

Dicas: Empreendendo e Aprendendo / Imagens Freepik.