POR QUE PRECISO ENTENDER DE INDICADORES NA ODONTOLOGIA? Parte I

Indicadores são dados numéricos, os quais podem ser representados através de gráfico, que permitem o Cirurgião Dentista checar se sua gestão possui erros ou bons resultados, em diversas situações. Estes indicadores, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators), ajudam nas tomadas de decisões, quando olhamos para a parte financeira, vendas e marketing. Nesta primeira parte falaremos de indicadores relacionados a gestão interna, marketing e vendas.

NOVOS PACIENTES

O primeiro indicador é relacionado com os Novos Pacientes que chegam no seu consultório, no dia a dia. Entenda que esta captação precisa ser analisada, tanto em como o seu paciente está chegando e também quantos novos pacientes você tem, em um determinado tempo. Como o paciente chegou à você é importante para ver se a campanha de marketing digital está funcionando bem, ou até mesmo para conferir se suas parcerias estão ativas e funcionais. Em relação a quantidade precisamos analisar, pois se a demanda de pacientes está baixa, é necessário trabalhar melhor o marketing da clínica.

AGENDAMENTOS/ CANCELAMENTOS/INADIMPLÊNCIA

O segundo indicador que gostaria de discutir é em relação à agendamentos/ cancelamentos/inadimplência. É fácil entender, que consultório com muitos cancelamentos e alta taxa de “faltas”, gera prejuízo no final do mês. Com isso é necessário estratégias para lidar com essas situações, pois isso pode se tornar problema cada vez mais grave. Existem duas soluções para este tipo de problema: cobrar pelas faltas e pelos cancelamentos em cima da hora, ou postergar o atendimento para outra semana dando sensação de escassez. Com isso, o paciente entende que é importante não cancelar, nem faltar a sua consulta, porém a estratégia adotada tem que ser bem estudada, para que não se torne problema.

            Por último temos o indicador de fidelização, o qual podemos destacar aqueles pacientes que fazem parte da regra do Pareto. A regra do Pareto indica que 20% dos seus clientes serão responsáveis por 80% do seu faturamento, e isso é real desde que o cirurgião dentista saiba trabalhar bem com seus pacientes fidelizados. Nunca deixe esses pacientes perderem o contato com sua clínica, tente remarcá-los de tempo em tempo e sempre ofereça um atendimento diferencial quando forem ao consultório.

            Com isso finalizamos a primeira parte dos indicadores odontológicos e nos preparamos para a próxima edição, a qual falaremos sobre os indicadores financeiros da clínica.


Prof. Ms. Pedro Henrique Rezende Spini
Cirurgião Dentista: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU) / Especialista: Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FORP-USP) / Especialista: MBA em gestão empresarial (FGV)
Mestre: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU)

Professor de Dentística Restauradora e Gestão de Clínicas
CRO: 13.978 GO

Proprietário, Gestor e Dentista: Clínica Zion
Instagram: @pedrospini

Imagens Pexels