O cirurgião-dentista, Dr. Alvaro Júnior, nos traz a recente discussão sobre os falsos métodos de clareamento dental que se propagaram em redes sociais. Confira nosso artigo!
Não se passa um ano sem que assuntos ultrapassados de clareamento dental voltem à tona. Desta vez, o tema foi relembrado após postagem em Instagram de um famoso ator global. A propaganda era de um produto que prometia clarear os dentes em casa com o auxílio de um LED conectado no aparelho celular. A situação é, por si só, cômica. Nós, Cirurgiões-Dentistas, compreendemos imediatamente que isto simplesmente não funciona.
Porém, temos que lembrar que a população não tem acesso ao nosso conhecimento específico. As pessoas acabam criando confiança no famoso, pois é ele que está quase todo dia se comunicando com elas. Até li críticas de alguns colegas em relação às postagens que visavam explicar os erros do ator, argumentando que comentar tal postagem “daria palanque desnecessário” ao mesmo. Respeito esta opinião, mas discordo fortemente! Pela posição privilegiada, o famoso já atinge um público imenso. Nos abstermos de criticar e explicar ao público leigo as informações corretas e embasadas em ciência seria uma posição condescendente, creio eu.

Outra questão que este tema costuma trazer é o fato de que alguns colegas utilizam o “laser” (aqui, entre aspas, por quase sempre se tratar de um LED) como “marketing”. E lá vou eu discordar novamente dessa postura: jamais devemos tomar decisões clínicas contrárias às recomendações científicas, principalmente por motivos de autopromoção. Esse “marketing” só serve para pacientes desinformados e, a cada dia que passa, as pessoas estão se tornando mais conscientes disso. Eu sempre informo meus pacientes que o laser não se faz necessário e ainda pode prejudicar o tratamento. Temos o dever de informá-los corretamente.

Outra informação falsa muito difundida é que se torna necessário o uso de “dieta branca” durante o clareamento: não tomar café, refrigerantes de cola, vinho, açaí e outros produtos com corantes. Este mito é “menos danoso”, pois seu emprego não vai causar prejuízos ao paciente (apesar de que café e vinho são sempre muito bem-vindos, né?). Além disso, é uma informação relativamente mais recente na literatura, podendo justificar o desconhecimento por todos os profissionais.
Uma das funções do Cirurgião-Dentista é informar corretamente a população sobre hábitos saudáveis e tratamentos efetivos! Vamos juntos nessa?
Beijos e abraços!
Alvaro Augusto Junqueira Júnior
CROSP- 105.542
Especialista, Mestre e Doutor em Dentística (FORP-USP)
Instagram: @aaajunqueira