Na publicação anterior aqui no blog, discorremos sobre alguns indicadores utilizados na odontologia, principalmente em relação ao marketing, retenção de clientes e em relação a agenda de consultório. Com isso, podemos ter uma visão de como está o andamento pessoal e buscar estratégias para a melhora como um todo do nosso consultório. Nesta segunda parte vamos discutir um pouco sobre como anda a saúde financeira do nosso negócio e quais estratégias devemos ter em relação a esses dados.
O primeiro que preciso discutir com vocês é sobre o ticket médio de um paciente. O que seria este ticket médio? É a média que cada paciente gastaria com você em cada sessão de tratamento dele, vamos entender com dados numéricos. Se você cobra em um clareamento dental mil reais e leva 5 sessões para finalizar o tratamento, como ficaria essa situação? R$1.000,00 / 5 = R$200,00. Ou seja, em cada sessão você teve um lucro bruto de duzentos reais. Esse indicador é interessante para que possamos entender se algum procedimento realmente nos traz lucro ou não. Para comparar, precisamos entender quanto custa nossa hora de trabalho, que seria um assunto a ser abordado em outro momento.

Em seguida, precisamos analisar um ponto muito importante que é a taxa de ocupação da sua cadeira odontológica. Este indicador está ligado intimamente aos indicadores citados na parte I, pois uma cadeira desocupada é prejuízo, dos grandes inclusive. Além de não obter lucro naquele momento, você estará com os mesmos gastos. Seu consultório continuará gerando contas, funcionários que precisam receber e materiais que podem vencer sua data de validade, tornando-se um custo. Existem algumas soluções para este problema, que podem ser desde uma estratégia de marketing mais eficiente em caso de poucos pacientes, até um aluguel do consultório em dias que o CD não atende.
O último indicador é o de faturamento da clínica/ consultório. Este em si fala de todo o fluxo financeiro que temos em nosso negócio, desde as entradas (ganhos) até as saídas (custo fixos e variados). O cirurgião dentista que faz sua análise, entende bem sobre essa métrica e consegue “controlar” seus custos, possui um alto rendimento financeiro. Você só consegue ter conhecimento de seus reais lucros através deste indicador, pois assim terá dados numéricos para comparar mês a mês!

Prof. Ms. Pedro Henrique Rezende Spini
Cirurgião Dentista: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU) / Especialista: Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FORP-USP) / Especialista: MBA em gestão empresarial (FGV). Mestre: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU). Professor de Dentística Restauradora e Gestão de Clínicas Instituto Zion
CRO: 13.978 GO
Proprietário, Gestor e Dentista: Clínica Zion / Instagram: @pedrospini
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