Odontologia e futebol: estampando sorrisos

Odontologia e futebol: estampando sorrisos 

De longe parece ser duas áreas que não combinam tão bem, mas de perto, a situação é completamente diferente. A odontologia vem ficando cada vez mais presente no futebol e ganhando espaço relevante nos clubes europeus e americanos.

Mais de 5 milhões de dentes são perdidos em atividades físicas, tornando essencial a presença de dentistas dispostos a atenderem e tratarem dos atletas. 

E hoje você vai conhecer como a odontologia está presente no mundo do futebol! Curioso? Então vem comigo que eu te explico: 

O papel da odontologia para o futebol

Ser atleta é estar com o corpo o mais próximo do ápice, com uma rotina de treinamentos e alimentação extremamente regradas e acompanhados de perto por diversos profissionais, para garantir o máximo desempenho nas competições.

E a presença de um cirurgião-dentista por perto é de extrema importância, não apenas para cuidar dos traumas que podem surgir nos jogos, mas também no dia-a-dia do jogador, mantendo a saúde bucal em dia.

Principais problemas entre os jogadores

Toda profissão compartilha problemas em comum, e no caso dos futebolistas não é diferente, alguns deles são:

  • Respiração bucal: Os jogadores têm o péssimo hábito de respirar com a boca aberta, podendo causar infecções e alterações no paladar.
  • Má oclusão: Alterações na mordida, causando desgastes nos dentes
  • Traumas Bucais: Como futebol é um esporte de contato, os traumas são 10% mais frequentes.

Conheça o jogador que também foi dentista:

Ser atacante é colocar o sorriso no rosto da sua torcida, com gols e jogadas espetaculares, mas hoje vou contar a história de um jogador que também cuidou do sorriso de muitos colegas de vestiário e torcedores fanáticos.

O nome dele é Hugo Sánchez, atacante mexicano que disputou três Copas e jogou nos dois principais clubes da capital espanhola, o Atlético de Madrid e o Real Madrid na década de 80. Se você é um pouco mais velho, com certeza vai lembrar dele.

Em campo, não temos muito o que falar — afinal, esse ainda é um texto de odontologia, risos — mas a história do que levou ele a conciliar a carreira de dentista e jogador realmente vale a pena conferir.

Hugo sempre quis realizar o sonho de menino e jogar futebol, porém sua mãe sempre o incentivou a seguir uma carreira acadêmica, a sorte dele é que existe um clube universitário bastante competitivo no México, o Pumas.

Ele relatou em entrevista à ESPN que a rotina de estudante e jogador de futebol era bastante desafiadora, devido ao desgaste físico e mental que as duas áreas o proporcionaram.

Todo o esforço foi recompensado, Hugo se tornou um fenômeno e se mudou para Madrid em 1981, completando a sua formação em odontologia por lá, atendendo pacientes no Centro Europeu de Odontologia.

Na mesma entrevista, Hugo revela que o avental servia como válvula de escape para as pressões de sua outra profissão, ele atendeu colegas de time familiares também.

Clique aqui e veja a entrevista completa para a ESPN

Gostou desse conteúdo um pouco diferente? Então siga a Dental Proclin nas redes sociais para não perder nenhuma novidade, aproveitar as nossas promoções, ver algumas demonstrações de produtos  ou até mesmo rir um pouco com a nossa equipe!

Acesse nosso site e confira as novidades, clique aqui!

📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram