bichectomia

Bichectomia: saiba o que é e principais vantagens

Nos últimos anos, os procedimentos de harmonização fácil caiu no gosto popular, já que eles prometem deixar os rostos mais harmônicos, bonitos e jovens. Um deles é a bichectomia, um procedimento cirúrgico estético que pode ser feito pelos profissionais da odontologia

A bichectomia é um método que faz a remoção parcial das chamadas “bolas de Bichat”, depósitos de gordura que ficam nas bochechas, deixando o rosto mais arredondado. 

Sendo assim, ao retirá-las, o rosto fica mais fino, com uma aparência angulada, além de definir as maçãs do rosto e realçar o contorno facial. Vem com a gente e descubra o que é bichectomia, vantagens e dicas para realizar o procedimento. 

O que é bichectomia?

Como mencionamos, a bichectomia é um procedimento cirúrgico que remove parcialmente as “bolas de Bichat”, chamadas também “bolas de gordura de Bichat”, depósitos de gordura que ficam na altura das bochechas. 

As bolas de bichat são responsáveis por auxiliar na mastigação, porém, a sua retirada não compromete o sistema mastigatório. 

Leia também: Moldagem com silicone de condensação: como usar e benefícios

Qual o objetivo da bichectomia e como é feita?

A finalidade da bichectomia é realçar os contornos do rosto e também deixá-lo mais fino, garantindo uma aparência mais angulada, definindo, inclusive, as maçãs do rosto. 

Normalmente, esse procedimento é feito em consultórios médicos ou clínicas odontológicas. Nesse caso, o profissional faz uma anestesia local e, depois, realiza pequenas incisões no interior da boca, para acessar as bolas de bichat. 

Feito isso, uma parte da gordura é retirada, respeitando sempre as características faciais do paciente e também os resultados desejados. Após a retirada, o profissional faz a sutura.

O melhor é que a recuperação é simples, rápida e não exige muitos dias de repouso e inatividade. 

Quais as principais vantagens da bichectomia?

A bichectomia é um procedimento que oferece muitas vantagens aos pacientes. Confira quais são as principais:

Definição dos contornos faciais

Um dos benefícios da bichectomia é a definição mais marcada das maçãs do rosto, tornando as características faciais mais evidentes, atraentes e harmoniosas.

Aparência mais esbelta

A remoção das bolas de bichat também proporciona uma aparência facial mais esbelta, especialmente para aquelas pessoas com rostos mais arredondados.

Resultados permanentes

Outra vantagem é que os resultados são permanentes, ou seja, o paciente não precisa fazer manutenção do procedimento, como acontece, por exemplo, na aplicação de botox ou ácido hialurônico. 

Isso acontece porque as células de gordura retiradas não se regeneram, proporcionando, assim, um procedimento permanente.

Procedimento relativamente simples

A bichectomia é um procedimento relativamente simples, ou seja, ele não exige alta complexidade.

De modo geral, ele é feito apenas com anestesia local, podendo ser realizado em consultório odontológico ou médico. 

Leia também: Marketing para dentistas: guia completo com tudo que precisa saber

Quais os riscos da bichectomia?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a bichectomia também apresenta alguns riscos. Um deles é a infecção no local das incisões após a cirurgia, que pode acontecer se os cuidados pós-operatórios não forem seguidos de forma adequada.

Outro risco da bichectomia é o sangramento, já que o processo cirúrgico envolve incisões no interior da boca, região que tem muitos vasos sanguíneos. Por isso, é preciso realizar o procedimento de maneira correta e com todos os cuidados necessários.

Se o profissional não tiver habilidade de cirurgia e conhecimento neste tipo de procedimento, é possível que haja assimetria facial.

Em casos raros, após a bichectomia, a circulação sanguínea insuficiente para a área operada pode levar à necrose na região das bochechas.

Além disso, há um risco de lesão nos nervos próximos à área das bolas de Bichat, resultando em dormência ou formigamento nas regiões onde ocorreu o procedimento no rosto.

Somado a isso, em alguns casos, é possível ocorrer a formação de hematomas no local das incisões, principalmente se o paciente não fizer repouso ou não seguir os cuidados pós-operatórios.

Alguns pacientes que passam pelo processo de bichectomia podem desenvolver reações alérgicas aos materiais usados, como anestésicos locais ou materiais de sutura.

Sendo assim, lembre-se que esse procedimento precisa ser feito por profissionais que têm todas as habilidades e conhecimentos necessários para sua correta realização.

Leia também: Melhor clareador dental: 5 opções com custo-benefício

Dicas para os profissionais que realizam o procedimento

Mas para que nenhuma dessas situações aconteçam em seus procedimentos, confira as melhores dicas para realizar a bichectomia corretamente. 

Avaliação adequada

O primeiro passo para garantir a eficiência do procedimento é realizar uma avaliação minuciosa do paciente, levando em consideração suas características faciais, objetivos e expectativas em relação à bichectomia. 

Por isso, não deixe de fazer uma análise detalhada, pois ela será determinante para o resultado desejado da bichectomia.

Comunicação clara com o paciente

Antes do procedimento, explique exatamente o que é bichectomia, como o processo é realizado, principais benefícios, riscos e possíveis resultados do procedimento.

O objetivo é que o paciente tenha total compreensão dos resultados que podem ser alcançados com a bichectomia, tendo ciência de todas as informações relevantes antes de tomar uma decisão pelo procedimento.

Habilidades cirúrgicas sólidas

Lembre-se sempre que o procedimento de bichectomia exige habilidades cirúrgicas precisas e delicadas, já que a área de atuação é complexa. 

Por isso, o profissional precisa ter formação e experiência adequadas para executar o procedimento com total segurança e eficiência.

Pós-operatório cuidadoso

Outro cuidado é garantir que a realização de um pós-operatório seja feito de forma correta e cuidadosa. 

Por isso, acompanhe de perto o paciente durante todo o período pós-cirurgia, fornecendo instruções adequadas para cuidados e garantindo que eventuais complicações sejam tratadas de maneira adequada.

Conclusão

A bichectomia é um procedimento estético que pode trazer vantagens significativas aos pacientes, porém, vale lembrar que ele deve ser feito por profissionais habilitados e responsáveis. 

Ao realizar um procedimento correto, seguro e eficiente, os resultados da bichectomia serão altamente satisfatórios. 

Mas lembre-se também de usar os melhores produtos, insumos e equipamentos nos procedimentos de bichectomia

Saiba que o melhor lugar para comprar os melhores produtos do mercado é na Dental Proclin, nosso e-commerce possui um amplo portfólio com tudo que precisa usar no seu consultório odontológico. 


📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram