lentes de contato

Lentes de contato: o que é, vantagens e como aplicar

O seu consultório odontológico já faz a aplicação de lentes de contato dentais? Saiba que essas facetas de porcelana são uma verdadeira revolução, possibilitando que pessoas possam corrigir formatos, tamanho, comprimento dos dentes e outras condições.

E o melhor é que as lentes de contato são aplicadas de maneira simples, sem a necessidade de realizar um procedimento invasivo, além de serem altamente eficazes e seguras, garantindo um sorriso harmônico e com aparência natural. 

Quer saber mais sobre o uso das lentes de contato dentais e como aplicá-las de maneira correta e totalmente segura? Continue lendo o nosso artigo!

O que são as lentes de contato dentais?

lentes de contato

As lentes de contato dentais, conhecidas também como “facetas de porcelana ultrafinas”, são próteses finas aplicadas sobre o dente natural do paciente e, por conta das suas características, elas proporcionam um sorriso natural e harmonioso. 

Essas facetas de porcelana chegaram ao mercado como uma solução para as mais diversas condições dentárias, como manchas, desalinhamento dos dentes, descoloração ou mesmo imperfeições estruturais. 

O melhor é que as lentes de dentes são projetadas a partir das necessidades de cada paciente, ou seja, é possível utilizar modelos que são assemelham à cor, textura e translucidez dos dentes naturais do paciente, justamente, para conferir um aspecto natural, deixando, assim, o sorriso esteticamente agradável.

Leia também: CIOSP 2024 já tem data marcada: confira quando acontecerá

Quais as vantagens das lentes de contato dentais?

Não é à toa que as lentes de contato dentais estão em alta e são as soluções mais usadas, hoje em dia, para corrigir diferentes problemas dentários. 

Confira as principais vantagens dessa solução:

Minimamente Invasivo

As lentes de dente são as soluções mais usadas e seguras, principalmente, porque elas  exigem uma quantidade mínima de desgaste dentário.

Ou seja, o procedimento preserva a estrutura original do dente, tornando-o menos invasivo e, portanto, muito mais conservador quando comparado com outros métodos odontológicos.

Resultados Imediatos

Outra vantagem ao usar as lentes de contato é que, diferente de outros tratamentos que requerem várias etapas e um tempo de tratamento, as lentes de contato dentais garantem resultados quase imediatos.

Sendo assim, em poucas consultas, é possível transformar o sorriso do paciente, deixando-o mais bonito, alinhado e harmônico. 

Aparência Natural

Quem não deseja um sorriso lindo e natural? Saiba que as lentes de dentes ganham ainda mais destaque no mercado por conta da sua aparência extremamente natural, principalmente, em razão das propriedades dos materiais usados na confecção das facetas. 

Além de corrigir imperfeições, as lentes de contato também proporcionam uma textura e brilho semelhantes aos dentes naturais.

Resistência e Durabilidade

As lentes de contato dentais são desenvolvidas para suportar as rotinas diárias de uma pessoa, que inclui a mastigação e a fala. 

Sendo assim, com os cuidados corretos, elas são capazes de durar muitos anos, o que torna um investimento de longo prazo. 

Leia também: Fórceps na Odontologia: confira vantagens e dicas de uso

Quem pode utilizar lentes de contato dentais?

As lentes de contato dentais podem ser uma ótima solução para as pessoas que desejam melhorar a aparência de seus dentes. Porém, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes para indicar o tratamento. 

  • Descoloração ou manchas dentárias: pessoas com essas condições podem se beneficiar das lentes de contato dentais para conseguir um sorriso mais branco e uniforme.
  • Pequenas imperfeições estéticas: esse procedimento também pode ser usado para corrigir pequenas irregularidades nos dentes, como esmalte lascado, pequenas fraturas ou desgastes, etc.
  • Espaçamentos entre os dentes:em caso de espaços excessivos entre os dentes, as lentes de contato também podem melhorar a aparência dos dentes, deixando-os mais harmoniosos.
  • Dentes desalinhados levemente: nesses casos, as lentes de contato dentais podem proporcionar a ilusão de alinhamento correto sem a necessidade de ortodontia.
  • Dentes mal formados ou com tamanhos desproporcionais: as lentes de contato são capazes de fazer a correção de discrepâncias no tamanho, formato ou proporção dos dentes, conferindo um sorriso mais equilibrado.
  • Dentes fraturados ou danificados: nesses casos, é possível usar as lentes de contato, ao invés de optar por procedimentos mais invasivos, como coroas dentárias.

Entretanto, vale lembrar que o dentista precisa analisar individualmente as condições de cada paciente antes de sugerir as lentes de contato

Isso porque, em algumas situações, como problemas dentários mais graves, cáries não tratadas, gengivite ou doença periodontal avançada, podem necessitar de tratamento prévio antes da aplicação das lentes.

Leia também: Guia completo sobre extração dentária: tudo o que você precisa saber

Como fazer a aplicação correta das lentes de contato dentais?

Dessa forma, para fazer a aplicação correta e segura das lentes de contato dentais, é preciso seguir algumas etapas importantes. Confira quais são elas:

Primeira consulta

O processo de aplicação das lentes de contato tem início com uma consulta detalhada com um dentista, onde serão discutidos os objetivos estéticos do paciente, além de criar um plano personalizado para atender as necessidades e preferências da pessoa.

Moldagem e Fabricação

Após a primeira consulta, é necessário fazer uma moldagem precisa dos dentes para, assim, projetar as lentes de contato personalizadas

Os moldes são enviados a um laboratório especializado, onde as lentes são fabricadas conforme as especificações descritas pelo dentista.

Preparação dos Dentes

Em alguns casos, pode ser preciso fazer um leve desgaste da superfície dos dentes para que as lentes de contato possam ser acomodadas adequadamente. Porém, vale lembrar que o desgaste é mínimo, apenas no sentido de criar espaço para a colocação das lentes.

Aplicação

Após a fabricação das lentes e a preparação dos dentes, as facetas são cuidadosamente fixadas na superfície dos dentes uma a uma. Durante o procedimento, o profissional deve avaliar a aparência e o encaixe antes de finalizar a aplicação.

Cuidados contínuos

A manutenção correta é imprescindível para prolongar a vida útil das lentes de contato. 

Sendo assim, é preciso que o profissional oriente o paciente sobre a realização da higiene oral rigorosa, a necessidade das visitas regulares ao dentista, além de evitar hábitos prejudiciais, como roer unhas ou morder objetos duros.

Conclusão

As lentes de contato dentais estão redefinindo a maneira como as pessoas fazem a correção estética dentária, oferecendo uma solução rápida, eficaz e de aparência natural. 

No entanto, é preciso oferecer um procedimento seguro e preciso ao paciente para garantir um sorriso bonito e harmônico

Então, lembre-se de investir também nos melhores produtos e equipamentos nos seus procedimentos odontológicos, pois, assim, você garante o sucesso dos procedimentos. 

O melhor lugar para comprar os produtos e insumos odontológicos é na Dental Proclin, nosso e-commerce possui um amplo portfólio com tudo que precisa usar no seu consultório odontológico. 


📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram