implante dentário

Implantes dentários: o que são, como funcionam e tipos

Os implantes dentários são alternativas modernas, seguras e altamente eficazes para situações relacionadas à perda de dentes. 

Estes dispositivos consistem em pequenas estruturas de titânio inseridas no osso da mandíbula ou maxila, onde atuam como raízes artificiais para os dentes substitutos.

Com a perda de dentes que pode afetar negativamente tanto a aparência quanto a funcionalidade da boca, os implantes dentários são mecanismos capazes de evitar o desconforto emocional e físico do paciente, melhorando, inclusive, a sua autoestima. 

Vem com a gente e vamos entender o que são implantes dentários, como eles funcionam e principais tipos de implantes dentários. Confira!

O que são os implantes dentários?

Os implantes dentários são, basicamente, dispositivos médicos criados para substituir raízes de dentes ausentes. 

Normalmente, eles são feitos de titânio, um material biocompatível, que são inseridos por meio no osso da mandíbula ou da maxila do paciente, conferindo uma base sólida para a fixação de dentes artificiais. 

Com os avanços tecnológicos e o aprimoramento de técnicas de implantação precisas, os implantes dentários tornaram-se uma opção altamente eficaz e duradoura para a restauração de sorrisos.

Como funcionam os implantes dentários?

Os implantes dentários funcionam como uma espécie de imitação da estrutura natural dos dentes. Após a inserção no osso, o implante estimula a formação óssea ao seu redor, criando uma ligação firme e estável. 

Esse processo é chamado de osseointegração, sendo essencial para a estabilidade do implante e leva alguns meses para a sua conclusão. 

Uma vez que a osseointegração esteja completa, o dentista fixa uma coroa dentária personalizada sobre o implante, restaurando a função mastigatória e a estética.

Leia mais: Preenchimento facial: o que é e como esse procedimento funciona

Quais os tipos de implantes dentários?

Há alguns tipos de implantes dentários, como o método endósseo, que é mais comum na área da odontologia, sendo que o implante é inserido diretamente no osso. 

Esse tipo de implante é indicado para a maioria dos pacientes com boa saúde bucal e densidade óssea adequada.

Há também os implantes dentários subperiósteos, posicionados sob a gengiva, mas acima do osso. Normalmente, ele é indicado quando a densidade óssea não é suficiente para implantes endósseos.

Os implantes dentários zigomáticos também são usados quando a altura do osso maxilar é insuficiente para implantes tradicionais. Eles ancoram-se no osso zigomático, que é parte do osso da bochecha.

Quais são os benefícios de investir em um implante dentário?

Investir em um implante dentário pode trazer muitos benefícios além da simples restauração de um dente perdido. 

Confira quais os benefícios do implante dentário:

Melhoria na qualidade de vida

Os implantes dentários são a opção mais próxima de dentes naturais no que se refere à aparência, função e sensação. 

Ou seja, o paciente pode desfrutar de uma mastigação eficaz, boa fala e um sorriso natural, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida geral.

Estética aprimorada

Os diferentes tipos de implantes dentários são desenvolvidos para se integrar de maneira perfeita com seus dentes existentes, garantindo um sorriso completo e harmonioso, o que pode influenciar no aumento da autoestima e confiança do paciente. 

Mastigação eficiente

A perda de dentes pode afetar a capacidade de mastigar de forma eficiente os alimentos, podendo levar a problemas digestivos e nutricionais. 

Dessa forma, os implantes dentários também são capazes de restaurar a função mastigatória, permitindo que o paciente possa ter uma dieta saudável e variada.

Preservação óssea

Quando um dente é perdido, acontece a reabsorção óssea na área onde a raiz costumava estar.

E nesse sentido, os implantes dentários são capazes de estimular o osso ao redor, preservando a densidade e a estrutura óssea, o que é essencial para manter a integridade da estrutura facial.

Conforto

Diferente das próteses removíveis, os implantes dentários são permanentemente fixados no osso, garantindo estabilidade e conforto superiores, eliminando também o desconforto em relação às próteses que podem deslizar ou causar ferimentos na gengiva.

Leia mais: Lentes de contato: o que é, vantagens e como aplicar

Quais as indicações para um implante dentário?

As indicações para implantes dentários são as seguintes:

  • Os implantes podem substituir um único dente, dentes adjacentes ou uma arcada completa.
  • Pacientes que usam dentaduras ou próteses removíveis podem usar implantes, já que eles possuem maior fixação e conforto.
  • Os implantes dentários permitem uma mastigação altamente eficaz quando comparado com dentaduras, o que melhora também a digestão e a qualidade de vida.
  • A falta de raízes dentárias pode acarretar na reabsorção óssea. Dessa forma, os diferentes tipos de implantes dentários podem contribuir para a   ajuda óssea ao estimularem o crescimento e a regeneração.

Qual o valor de um implante dentário?

O custo de um implante dentário pode variar de forma considerável dependendo de vários fatores, incluindo a localização geográfica, o profissional de odontologia escolhido, a complexidade do caso, o tipo de implante utilizado e os materiais utilizados na restauração dentária.

Porém, o preço médio do procedimento cirúrgico pode variar de R$1.700,00 a R$2.900,00 por elemento.

Dicas para o dentista fazer implante dentário

  • Faça uma avaliação detalhada da saúde bucal do paciente, incluindo histórico médico e dental.
  • Analise a quantidade e qualidade do osso existente na área do implante com o uso de exames de imagem, como radiografias ou tomografias.
  • Faça um planejamento da posição mais adequada para a realização do implante, considerando a anatomia da mandíbula ou maxila e também os dentes adjacentes.
  • Leve em consideração a estética e a função ao definir a posição do implante.
  • Esclareça ao paciente todos os detalhes sobre o procedimento, como o processo cirúrgico, eventuais riscos e benefícios, tempo de recuperação, etc.
  • Oriente o paciente sobre os cuidados pré-operatórios, como evitar alimentos sólidos antes da cirurgia e o uso de antibióticos.
  • Administre anestesia mais adequada para assegurar que o paciente esteja confortável durante a cirurgia.
  • Acompanhe o paciente para garantir que ele esteja relaxado e sem dor.
  • Utilize instrumentos e técnicas para controlar qualquer sangramento durante o procedimento.

Conclusão

Para realizar o implante dentário, é essencial adotar todos os cuidados para determinar a elegibilidade e o plano de tratamento mais adequado para o procedimento.

Lembre-se que isso garante que os pacientes alcancem resultados duradouros e satisfatórios, recuperando não apenas a funcionalidade bucal, mas também a qualidade de vida e a autoconfiança perdidas.

Aliás, lembre-se que utilizar os melhores produtos, insumos e equipamentos nos procedimentos realizados no seu consultório é essencial para o sucesso dos tratamentos. 

O melhor lugar para comprar os produtos de qualidade é na Dental Proclin, nosso e-commerce possui um amplo portfólio com tudo que precisa usar no seu consultório odontológico. 


📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram