prótese dentária

Prótese dentária: entenda o que é e principais tipos

A prótese dentária é um dispositivo personalizado projetado para substituir dentes ausentes ou danificados, restaurando a função mastigatória, a estética e a saúde bucal do paciente.

Ela é um recurso essencial na área da odontologia restauradora, já que os diferentes tipos de prótese dentária são capazes de melhorar a qualidade de vida de pessoas, que perderam seus dentes em razão de diferentes motivos, como cáries, doenças periodontais, traumas ou desgaste natural.

Quer entender mais sobre o que é prótese dentária, como ela funciona, principais tipos e quais as melhores opções? Continue lendo o nosso artigo!

Leia mais: Restauração dentária: conheça os tipos e sua importância

O que é prótese dentária?

A prótese dentária é uma peça projetada para substituir dentes naturais ausentes ou danificados, sendo usado na odontologia para melhorar a saúde bucal do paciente, restaurar a função mastigatória e melhorar a estética facial.

Normalmente, a colocação dessa peça é indicada quando o paciente que perdeu seus dentes devido a cáries, doenças periodontais, traumas, etc. Elas são fabricadas em materiais resistentes, que podem ser acrílico, metal ou porcelana. 

Além disso, as próteses dentárias são personalizadas para se adaptar à boca do paciente, podendo ser removíveis ou fixas, dependendo das necessidades, preferências e da condição bucal do paciente.

Quais as vantagens das prótese dentária?

As próteses dentárias oferecem muitas vantagens aos pacientes que perderam de dentes ou têm dentes danificados. 

Isso porque, esses recursos são capazes de restaurar a função mastigatória, possibilitando que os pacientes comam de forma mais eficiente, melhorando a digestão e a nutrição.

Somado a isso, as próteses dentárias melhoram a estética do sorriso, melhorando a autoconfiança e a qualidade de vida dos pacientes. 

Além disso, outros benefícios é que elas são totalmente personalizadas, melhorando a fala, prevenindo problemas bucais, além de proporcionar suporte para a estabilidade facial e recuperação da confiança, uma solução versátil e personalizada para as necessidades individuais.

Hoje em dia, existem diferentes tipos de próteses dentárias, desde dentaduras removíveis até próteses fixas sobre implantes, atendendo as mais diferentes necessidades e preferências.

Esses recursos também são capazes de recuperar a confiança das pessoas, restaurando a sua autoestima e permitindo que os pacientes sorriam e se sintam mais felizes em público.

Como funciona a prótese dentária?

A prótese dentária funciona como um mecanismo que reproduz de maneira artificial os dentes naturais do paciente.  Hoje em dia, há modelos de prótese dentária fixa e removível

O desenvolvimento desses dispositivos requer a adoção de uma série de cuidados e de etapas, que incluem a avaliação da saúde bucal do paciente, a impressão dos dentes remanescentes, a modelagem dos dentes artificiais e a adaptação às necessidades do paciente.

Leia mais: Entenda a importância de um bom fio retrator

Quando é indicado o uso de prótese dentária?

Como mencionamos ao longo do artigo, a prótese dentária é indicada para as mais diversas situações, como a perda de um ou mais dentes devido a cáries, doenças periodontais ou traumas e a dificuldade na mastigação e na fala devido à ausência de dentes.

Além disso, os diferentes tipos de próteses dentárias também são indicadas em caso de   comprometimento da estética facial por conta da perda dentária, intenção de melhorar a autoestima e a qualidade de vida.

Quais os tipos de próteses dentárias mais comuns?

Com os avanços da tecnologia, as próteses dentárias evoluíram, ganhando novos modelos que se adaptam às necessidades e preferências dos pacientes.

Confira os principais tipos:

Próteses totais/dentaduras

As próteses totais, conhecidas como dentaduras, são indicadas quando o paciente perdeu todos os dentes de uma arcada.

Esse modelo pode ser tanto removível ou fixo sobre implantes. Para definir o seu uso, o profissional precisa analisar a  saúde bucal do paciente, a estabilidade da mandíbula e as preferências do paciente.

Próteses parciais removíveis

As próteses parciais removíveis são usadas quando o paciente perdeu apenas alguns dentes em uma arcada. 

Esses modelos de próteses dentárias são suportadas por grampos que se prendem aos dentes remanescentes, possibilitando uma solução mais estável do que as dentaduras convencionais.

Próteses fixas (coroas e pontes)

Essas próteses fixas (coroas e pontes) são cimentadas de maneira permanente sobre os dentes naturais ou implantes. São ótimas opções no que se refere à estabilidade e função, mas necessitam que os dentes sejam saudáveis.

Implantes dentários

Embora não sejam próteses, os implantes dentários têm sido muito utilizados para substituir dentes perdidos. 

Eles são compostas por parafusos de titânio implantados no osso maxilar, sobre os quais coroas ou próteses podem ser fixadas com total segurança e durabilidade.

Leia mais: Ortodontista e Dentista: confira as principais diferenças

Conclusão

A prótese dentária é essencial para a recuperação da saúde bucal e na melhoria da qualidade de vida de pacientes com perda de dentes.

Mas a escolha do melhor tipo de prótese deve ser feita com cuidado, levando em consideração a situação clínica individual de cada paciente e suas necessidades específicas.

Além disso, lembre-se sempre de usar produtos de qualidade e equipamentos modernos para garantir os melhores resultados aos seus pacientes. 

Na hora de comprar os melhores produtos para o seu consultório, conheça a Dental Proclin, uma loja virtual que reúne um portfólio completo com diversos produtos e equipamentos para tratamentos odontológicos.

Nossa loja virtual é especializada na área odontológica, comercializando produtos das melhores marcas do mercado. Acesse o nosso site!