Bruxismo

Bruxismo: entenda o que é e como a odontologia pode ajudar

O bruxismo é um transtorno na região bucal dental que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo considerado um distúrbio do sono. 

Essa condição é caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes, geralmente durante o sono, porém, em muitos casos, esses episódios também podem acontecer durante o dia.  Hoje em dia, há muitos tratamentos odontológicos que podem mudar a vida dos pacientes. 

Que tal entender o que é o bruxismo, quais as suas possíveis causas e os principais tratamentos disponíveis para aliviar esse desconforto, garantindo melhor qualidade de vida aos pacientes?

Confira tudo que você precisa saber sobre bruxismo no nosso artigo!

Leia mais: Entenda a diferença entre silicone de adição e condensação

O que é o bruxismo?

Como já explicamos no início deste artigo, o bruxismo é uma atividade muscular, que envolve a contração involuntária dos músculos da mandíbula, resultando no ranger ou apertar os dentes. 

De forma geral, as pessoas não têm consciência de que estão fazendo isso, pois, na maioria das vezes, essa atividade muscular ocorre durante o sono. No entanto, alguns podem apresentar bruxismo durante o dia, especialmente em situações de estresse.

Essa condição acomete homens e mulheres de, sendo mais frequente na infância. Há estudos que indicam que essa atividade dos músculos pode surgir em algum momento da vida de uma pessoa, mas somente 5% dos indivíduos desenvolvem esse tipo de transtorno. 

Leia mais: Prótese dentária: entenda o que é e principais tipos

Quais as causas do bruxismo?

A verdade é que há as mais diversas causas do bruxismo, porém, algumas não são totalmente compreendidas pelos especialistas; contudo, uma combinação de fatores podem estimular o desenvolvimento desta condição.  

Confira as principais causas do bruxismo:

Estresse e ansiedade

Uma das principais causas desta condição está relacionada ao estresse emocional, ansiedade e tensão. Normalmente, ela surge em indivíduos que não conseguem lidar com situações de estresse, estando mais propensas a ranger os dentes.

Problemas de mordida

Outra causa está relacionada com problemas de mordidas ou desalinhamentos dentários. Dessa maneira, essas condições podem fazer com que o corpo faça a compensação da falta de encaixe correto dos dentes, o que leva o indivíduo a desenvolver o bruxismo.

Fatores psicológicos

Distúrbios do sono, como a apneia do sono e problemas psicológicos, como a depressão, também são condições que aumentam o risco de bruxismo.

Quais os sintomas principais do bruxismo?

Os sinais de bruxismo geralmente se manifestam ao acordar, pois a constante pressão ou ranger dos dentes pode causar desconforto nos músculos faciais. Somado a isso, há outros sintomas que vale a pena destacar, como:

Desgaste na superfície dos dentes;

Afrouxamento dos dentes;

Dor nas articulações da mandíbula;

Dores de cabeça ao despertar;

Sensação de cansaço durante o dia devido à qualidade do sono prejudicada.

Leia mais: Dente encavalado: causas e melhores tratamentos

Quais os principais tratamentos para o bruxismo?

A área da odontologia desempenha um papel importante no diagnóstico, tratamento e gerenciamento do bruxismo, principalmente, porque os profissionais da área têm conhecimento especializado em cuidados bucais e dentários, o que os torna essenciais para identificar e tratar essa condição.

O tratamento do bruxismo tem como finalidade o alívio dos sintomas e a prevenção de danos aos dentes. Confira alguns dos principais tratamentos:

Placas de mordida ou protetores bucais

A utilização de uma placa de mordida personalizada, especialmente durante a noite, pode ajudar a proteger os dentes e reduzir o atrito entre eles.

Essas placas se encaixam perfeitamente nos dentes do paciente, amortecendo o impacto dos dentes e ajudam a relaxar os músculos da mandíbula.

Correção dentária

Em casos de maloclusão grave – uma condição em que os dentes superiores e inferiores não se encaixam adequadamente quando a mandíbula está fechada – pode ser indicado um tratamento ortodôntico para alinhar adequadamente os dentes.

Aplicação de toxina botulínica

A aplicação de toxina botulínica também é um tratamento indicado para o bruxismo diurno e noturno, reduzindo a atividade da musculatura envolvida. Normalmente, este tipo de procedimento é recomendado nos casos leves e também em condições mais graves, como  trauma cranioencefálico, por exemplo.

Outros tratamentos

Além de procedimentos odontológicos, os indivíduos com bruxismo podem contar com outros tratamentos, como terapias de relaxamento, como fisioterapia e massagem facial.

Em casos graves, é possível que medicamentos também sejam usados, como relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios. 

Leia mais: Restauração dentária: conheça os tipos e sua importância

Conclusão

O bruxismo é um distúrbio comum que envolve o ranger ou apertar os dentes, tendo causas podem ser variadas, como fatores emocionais, físicos e de estilo de vida. 

A boa notícia é que a área da odontologia pode ajudar a tratar essa condição, aliviando os sintomas e prevenindo danos dentários. Lembre-se sempre de fazer uma avaliação completa para definir qual o tratamento mais adequado para cada paciente.

Na hora de oferecer procedimentos no seu consultório odontológico, invista nos melhores produtos e equipamentos, que você encontra na Dental Proclin, uma loja virtual que reúne um portfólio completo com diversos produtos e equipamentos do mercado. 

Nossa loja virtual é especializada na área odontológica, comercializando produtos das melhores marcas do mercado. Acesse o nosso site! Gostou das nossas dicas? Então, continue nos acompanhando por aqui, pois trazemos sempre temas interessantes da área odontológica.

📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram