clareamento dental no consultório

Clareamento dental no consultório: como é feito o quando é indicado

O clareamento dental no consultório é um procedimento odontológico muito procurado para quem deseja melhorar a aparência estética dos dentes, proporcionando um sorriso mais branco e radiante. 

Tanto o clareamento no consultório como o método caseiro tem como objetivo a eliminação das manchas e descolorações nos dentes, causadas por fatores como o envelhecimento, o consumo de alimentos e bebidas pigmentadas, tabagismo e outros.

Quer entender como é feito clareamento dental no consultório, quais as principais vantagens e quando o procedimento é indicado? Vem com a gente!

Leia mais: Prótese dentária: entenda o que é e principais tipos

O que é clareamento dental?

Como mencionamos, o clareamento dental, seja ele no consultório ou em casa, é um procedimento que utiliza produtos químicos à base de peróxido, como peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, que ajudam a quebrar as moléculas de pigmento responsáveis pelas manchas e descolorações nos dentes. 

Dessa forma, esses produtos químicos liberam oxigênio, que penetra nos dentes e remove as manchas, resultando em dentes mais brancos.

Leia mais: Restauração dentária: conheça os tipos e sua importância

Quais as vantagens do clareamento dental no consultório?

O clareamento dental no consultório pode garantir muitas vantagens. Um deles, sem dúvida, é a rapidez nos resultados, que podem ser visíveis após uma única sessão, ideal para pacientes que desejam um sorriso mais branco de forma rápida.

Isso porque, os clareamentos caseiros levam mais tempo para dar resultado, que aparece depois de algumas semanas de tratamento.

Outra vantagem é que o clareamento dental no consultório é totalmente seguro, já que ele é feito com a supervisão de um dentista, o que minimiza risco de efeitos colaterais, além de utilizar produtos aprovados pela Anvisa e com eficiência e segurança comprovadas.

Somado a isso, o clareamento dental no consultório também é muito eficaz na remoção de manchas profundas e descolorações dos dentes, garantindo a total satisfação dos pacientes.

Por fim, esse procedimento também é vantajoso porque o clareamento dental no consultório pode ser ajustado conforme às necessidades e preferências do paciente, possibilitando que eles atinjam o nível de clareamento esperado. 

Leia mais: Dente encavalado: causas e melhores tratamentos

Como é feito clareamento dental no consultório?

O procedimento de clareamento dental no consultório é feito com a utilização de produtos químicos de alta qualidade e concentração, como explicamos anteriormente.

Além disso, o processo de clareamento dental envolve uma série de etapas, que devem ser respeitadas para o sucesso do tratamento. Confira quais são eles:

Avaliação inicial

Antes de dar início ao tratamento, o primeiro passo é realizar uma avaliação completa da saúde bucal do paciente. 

Dessa forma, é preciso verificar a existência de cáries, restaurações antigas, doenças gengivais ou outras condições que precisam ser tratados antes de iniciar o clareamento dental no consultório.

Proteção da gengiva e dos lábios

Ao iniciar o procedimento, é preciso proteger a gengiva e os lábios, evitando que os tecidos moles da boca sejam expostos aos produtos clareadores.

Normalmente, o dentista faz a aplicação de um protetor gengival ou uma barreira de borracha nas gengivas e nos lábios do paciente.

Aplicação do gel clareador

Após proteger a gengiva e os lábios, o profissional aplica na superfície dos dentes um gel clareador de alta concentração, feito à base de peróxido de hidrogênio ou outro componente químico.

Aplicação de luz especial ou laser

Uma das técnicas de clareamento dental no consultório é fazer a aplicação de uma luz especial ou laser para ativar o gel clareador e acelerar o processo de clareamento, em sessões curtas de cerca de 15 a 20 minutos.

Acompanhamento

Durante o procedimento, o dentista monitora o progresso do clareamento e pode reaplicar o gel clareador conforme necessário até alcançar o resultado esperado.

Resultado

Ao alcançar a cor desejada, o gel clareador é retirado dos dentes e o paciente já pode verificar um clareamento significativo nos dentes. 

Leia mais: Confira os jogos de crianças no consultório odontológico

Quando é indicado o clareamento dental no consultório?

O clareamento dental no consultório é indicado para as mais diversas situações, como:

  • Dentes amarelados ou manchados devido a fatores externos, como café, chá, vinho tinto, tabagismo, entre outros.
  • Descoloração dentária causada pelo envelhecimento natural.
  • Dentes que não responderam bem ao clareamento caseiro ou a outros tratamentos de clareamento.

Portanto, vale ressaltar que nem todos os pacientes estão aptos para fazer o clareamento dental no consultório

Saiba que pessoas com restaurações dentárias extensas, dentes sensíveis ou problemas de saúde bucal devem ser avaliadas pelo profissional antes de optar por esse procedimento.

Leia mais: Nomes dos dentes: conheça a anatomia dental e suas funções

Com qual frequência deve-se realizar o clareamento dental?

O clareamento dental de consultório pode durar, em média, de 2 a 3 anos. Contudo, esse período pode variar conforme os hábitos como a alimentação e o tabagismo, etc.

Leia mais: Entenda a importância de um bom fio retrator

Conclusão

O clareamento dental no consultório é uma ótima alternativa para pacientes que desejam um sorriso mais branco e atraente. 

Por isso, antes de realizar o procedimento, é preciso avaliar as condições do paciente para entender se, de fato, o tratamento é indicado e seguro. 

Lembre-se também de investir nos melhores produtos e aparelhos para seus procedimentos odontológicos. 

Saiba que na hora de oferecer procedimentos no seu consultório odontológico, invista nos melhores produtos e equipamentos, que você encontra na Dental Proclin, uma loja virtual que reúne um portfólio completo com diversos produtos e equipamentos do mercado. 

Nossa loja virtual é especializada na área odontológica, comercializando produtos das melhores marcas do mercado. Acesse o nosso site!

Gostou das nossas dicas? Então, continue nos acompanhando por aqui, pois trazemos sempre temas interessantes da área odontológica.

📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram