Anestésicos odontológicos

Anestésicos odontológicos: vantagens, opções e uso adequado

Os anestésicos odontológicos são recursos muito usados na prática da odontologia, tornando os procedimentos dentários mais confortáveis e seguros.

A utilização adequada do produto garante uma experiência segura e confortável, promovendo a saúde bucal e a qualidade de vida dos pacientes.

Quer conhecer as vantagens dos anestésicos, como utilizá-los de maneira correta e as melhores opções do mercado? Confira o nosso artigo!

Os melhores anestésicos odontológicos estão na Dental Proclin. Acesse o site!

O que são anestésicos odontológicos?

Os anestésicos odontológicos, chamados também de anestésicos locais odontológicos, são substâncias usadas na odontologia para bloquear, de forma temporária, a sensação de dor em uma área específica da boca, geralmente durante procedimentos dentários. 

Esses produtos são desenvolvidos para agir localmente, entorpecendo os nervos na área em que são aplicados, o que impossibilita a transmissão de sinais de dor para o cérebro.

São administrados por meio de injeções locais diretamente na área que será tratada, sendo escolhidos com base na duração do efeito desejado, na concentração adequada do medicamento e nas necessidades individuais do paciente.

Leia mais: Dente encavalado: causas e melhores tratamentos

Para que servem os anestésicos odontológicos?

Como mencionamos, os anestésicos odontológicos são usados para promover o bloqueio temporário e bloquear a transmissão de sinais de dor dos nervos para o cérebro, permitindo que os procedimentos odontológicos sejam realizados com o mínimo de desconforto para o paciente. 

Dessa forma, esses produtos permitem que os tratamentos odontológicos sejam acessíveis e eficazes, permitindo tratamentos sem dor. 

Qual a utilização dos anestésicos odontológicos?

Os anestésicos odontológicos são usados para as mais diversas finalidades, confira:

  • Remoção de dentes: esses produtos permitem que o paciente não sinta dor durante a extração.
  • Restaurações dentárias: durante o tratamento de cáries ou restauração de dentes danificados, os anestésicos minimizam a dor e o desconforto.
  • Tratamentos de canal radicular: esses procedimentos promovem a remoção de tecido infectado dentro do dente. Dessa forma, os anestésicos tornam o tratamento suportável.
  • Procedimentos cirúrgicos: em procedimentos mais complexos, a anestesia garante que o paciente permaneça confortável durante a intervenção.

Leia mais: Dentística e Estética: a harmonia entre saúde e beleza

Quais as vantagens dos anestésicos odontológicos?

Os anestésicos odontológicos desempenham um papel importantíssimo na área da odontologia, principalmente, por conta das suas inúmeras vantagens. 

Conheça as principais:

Facilitam procedimentos complexos

Esses produtos tornam possíveis intervenções que, de outra forma, seriam extremamente desconfortáveis para o paciente.

Diminuem o medo e ansiedade

Saber que a dor será minimizada ou eliminada com anestesia ajuda a acalmar a ansiedade do paciente durante o tratamento odontológico.

Promovem a adesão ao tratamento

Pacientes são mais propensos a seguir um plano de tratamento quando sabem que não precisam enfrentar dor intensa. Por isso, os anestésicos odontológicos não possuem apenas um uso funcional, mas também atuam de forma psicológica.

Segurança do paciente

Anestesiar a área tratada minimiza o risco de movimentos bruscos do paciente durante procedimentos, o que poderia resultar em lesões acidentais.

Muito mais precisão

Os anestésicos odontológicos permitem que o profissional realize procedimentos com maior precisão, uma vez que o paciente permanece imóvel e sem dor.

Recuperação rápida

A ausência de dor durante o procedimento resulta em uma recuperação mais rápida e menos complicada.

Leia mais: Guia com tudo que precisa saber sobre gengivoplastia

Como usar anestésicos odontológicos de forma adequada?

A utilização correta de anestésicos odontológicos necessita de conhecimento sobre o produto, treinamento e habilidade por parte do dentista. 

Confira como usá-los de maneira adequada:

Avaliação do paciente: O primeiro passo é realizar uma avaliação da condição do paciente, incluindo histórico médico e alergias a anestésicos.

Administração segura: Para a segurança do procedimento, a administração precisa e correta do anestésico deve ser feita com agulhas e seringas esterilizadas.

Dose adequada: outro ponto que merece atenção está relacionado à dose apropriada do anestésico, que deve ser administrada para assegurar que a área seja totalmente anestesiada.

Monitoramento: durante o procedimento, o paciente deve ser monitorado para garantir que ele permaneça confortável, seguro e sem dor.

Instruções pós-operatórias: após o procedimento, o dentista deve fornecer ao paciente instruções claras sobre cuidados pós-operatórios e a utilização de medicações, se necessário.

Melhores opções de anestésicos odontológicos

Para te ajudar a escolher o produto certo para os seus procedimentos, selecionamos as melhores opções de anestésicos odontológicos, confira:

Anestésico Prilonest 3% – DFL

O anestésico Prilonest 3% é indicado para procedimentos não-cirúrgicos, de média duração, além de procedimentos em pacientes asmáticos, alérgicos a sulfitos, hipertensos e diabéticos.

Esse produto é isento de sulfitos, possui vasoconstritor felipressina, sendo uma alternativa segura para a contraindicação da epinefrina, além de ser uma excelente opção para pacientes diabéticos e asmáticos.

Anestésico Novocol 2% com Vaso – SS White

O Anestésico Novocol 2% com Vaso da SS White é utilizado para Anestesia Odontológica, sendo responsável pelo bloqueio sensitivo imediato com duração de 1 a 3 horas.

Esse produto possui lidocaína, um anestésico local, do tipo amida, muito usada na clínica odontológica na forma de injeção.

Anestésico Mepiadre 2% – DFL

O anestésico Mepiadre 2% é indicado para procedimentos cirúrgicos, em geral, como cirurgias periodontais e endodônticas, cirurgia oral menores, apicectomias e instalação de implante.

Ele contém epinefrina, oferecendo melhor hemostasia com maior segurança, além de ter um menor potencial vasodilatador, aumentando a duração da anestesia.

Anestésico Articaine 4% 1:100.000 – DFL

O anestésico Articaine 4% 1:100.000 é indicado para procedimentos cirúrgicos ou complexos, tratamentos endodônticos, cirurgias periodontais, instalação dentários.

Esse produto possui um alto poder anestésico por sua capacidade de difusão óssea, evitando a desconfortável complementação palatina, além de poder ser usado na técnica infiltrativa em mandíbula.

Conclusão

Os anestésicos odontológicos desempenham um papel importante nos tratamentos dentários, tornando os procedimentos e menos dolorosos para os pacientes. 

Lembre-se que sua administração adequada proporciona uma experiência segura e confortável, promovendo a saúde bucal e a qualidade de vida dos pacientes.

Quer encontrar os melhores anestésicos odontológicos? Então, conheça a Dental Proclin, uma loja virtual que reúne um portfólio completo com diversos produtos e equipamentos do mercado. Nossa loja virtual é especializada na área odontológica, comercializando produtos das melhores marcas do mercado. Acesse o nosso site!

Os melhores anestésicos odontológicos estão na Dental Proclin. Acesse o site!

📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram