Condicionamento ácido em dentina

Condicionamento ácido em dentina: entenda o que é e como fazer

O condicionamento ácido em dentina é uma etapa essencial em diversos procedimentos odontológicos, especialmente em tratamentos de restaurações dentárias

Essa técnica tem como objetivo preparar a superfície da dentina para a adesão de materiais restauradores, garantindo, assim, uma união eficaz e duradoura entre o dente e o material restaurador. 

Quer entender o que é condicionamento ácido em dentina, quando esse procedimento é indicado, como deve ser realizado e as precauções necessárias e as principais contra-indicações. Vem com a gente!

Leia mais: Placa para moldeira de clareamento: como usar corretamente

O que é condicionamento ácido em dentina?

O condicionamento ácido em dentina é um processo no qual um agente ácido é aplicado à superfície dentária para remover a camada superficial de tecido dental mineralizado.

Esse procedimento é utilizado para criar micro-reentrâncias na dentina, aumentando a área de superfície disponível para a adesão do material restaurador. 

O ácido mais utilizado nesse procedimento é o ácido fosfórico, que desmineraliza a dentina, tornando-a mais receptiva à aplicação subsequente de adesivos.

Leia mais: Quais os principais tratamentos de dentes sensíveis

Quando o condicionamento ácido em dentina é indicado?

O condicionamento ácido em dentina é indicado em uma variedade de situações clínicas. Confira algumas das principais indicações:

Restaurações de resina composta

Antes da aplicação de resinas compostas, o condicionamento ácido é usado para preparar a dentina para a adesão, melhorando a retenção e diminuindo a possibilidade de ocorrer infiltrações.

Cimentação de restaurações indiretas

condicionamento ácido em dentina é indicado para restaurações indiretas, como coroas e facetas, sendo usado para criar uma superfície de união altamente eficaz entre o dente e o cimento.

Tratamento de lesões de cárie

Ao tratar lesões cariosas, o condicionamento ácido também é usado para fazer a remoção da camada cariada e preparar a dentina para o procedimento de restauração.

Quais as vantagens do condicionamento ácido em dentina?

O condicionamento ácido em dentina é fundamental na odontologia restauradora, oferecendo vantagens significativas, como a melhora da adesão entre a dentina e os materiais restauradores, garantindo uma base sólida e duradoura para as restaurações.

Além disso, o procedimento também auxilia no aumento da adesão devido à criação de micro-reentrâncias na dentina, melhora a retenção pela remoção da camada mineralizada superficial, além de ser capaz de reduzir infiltrações marginais.

Somado a isso, o condicionamento ácido em dentina auxilia na formação de uma barreira protetora, proporciona um aumento da resistência mecânica, facilita a cimentação de restaurações indiretas, promove um melhor selamento marginal e melhora a qualidade estética das restaurações. 

Leia mais: Ortopedia funcional dos maxilares: o que é e como funciona

Quais as precauções no condicionamento ácido em dentina?

Para realizar o procedimento de condicionamento ácido em dentina é preciso adotar algumas precauções, como fazer a proteção tecidual, como a gengiva, para evitar irritações e danos.

Além disso, o tempo de aplicação do produto deve ser estritamente controlado, pois um período excessivo pode resultar em desmineralização excessiva.

Fique atento também à quantidade adequada de ácido que deve ser aplicada, evitando excessos que possam prejudicar a estrutura dentária.

Leia mais: Tratamento ortodôntico: etapas e como precificar

Quais as contraindicações de uso do condicionamento ácido em dentina?

O procedimento de condicionamento ácido em dentina pode ser contraindicado em algumas situações. Confira quais são elas:

Dentes desmineralizados

Em casos de dentes altamente desmineralizados, o condicionamento ácido pode ser contraindicado, já que o procedimento pode levar à remoção excessiva de tecido dental.

Dentes com pulpites ativas

Além disso, o condicionamento ácido também pode causar desconforto ao paciente e deve ser evitado em situações de pulpite ativa.

Hipossensibilidade dentinária

Outra situação contraindicada são em casos de hipossensibilidade dentinária acentuada, esse procedimento pode aumentar a sensibilidade.

Leia mais: Resina fluida: o que é e como utilizá-la corretamente

Como é realizado o condicionamento ácido em dentina?

O procedimento de condicionamento ácido em dentina, normalmente, envolve as seguintes etapas:

  • Isolamento do campo operatório: para evitar a contaminação da área a ser tratada, o primeiro passo é realizado o isolamento da área a ser tratada. 
  • Aplicação do ácido fosfórico: esse produto é aplicado na superfície dentária por um determinado período, que pode variar entre 15 a 30 segundos.
  • Lavagem e secagem: após o tempo de aplicação do produto, o ácido é removido e lavado de forma abundante. Feito isso, é preciso fazer a secagem da superfície dentária.
  • Aplicação do adesivo: em seguida, o adesivo é aplicado na dentina preparada para facilitar a união com o material restaurador.

Conclusão

O condicionamento ácido em dentina é um processo essencial na odontologia restauradora, contribuindo para a longevidade e eficácia das restaurações dentárias. 

Porém, sua aplicação exige uma série de cuidados ao realizar o procedimento. Além disso, é preciso ainda utilizar produtos e equipamentos específicos e de alta qualidade.

Saiba que o lugar certo para investir nos melhores produtos é no site Dental Proclin, uma loja virtual que reúne um portfólio completo com diversos produtos e equipamentos do mercado. 

Nossa loja virtual é especializada na área odontológica, comercializando produtos das melhores marcas do mercado. Acesse o nosso site!

📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram