Principais erros na Moldagem Odontológica

Procedimento odontológico bastante comum e utilizado em diversos tipos de tratamento, a moldagem é um processo minucioso e detalhado, que conta com a colaboração do paciente, do dentista e do profissional que irá confeccionar a prótese para que seja bem-sucedida. Contudo, devido às suas várias etapas e exigência de conhecimentos e cuidados diversos, é bastante comum que surjam alguns erros durante o caminho. 

O dentista responsável pelo processo de moldagem deve se atentar aos detalhes, uma vez que um erro em algum procedimento pode comprometer as etapas laboratoriais, de modo a afetar características importantes do modelo. Com isso em mente, hoje vamos listar os principais erros que afetam as moldagens odontológicas quando tratamos do uso de silicones.

Primeiramente vamos falar de erros comuns de manipulação, que podem ser causados pela mistura não adequada dos materiais, por uma relação errada entre as partes (base/catalisador) ou pela contaminação do material. Caso a mistura não seja suficiente para uniformizar os componentes do material de moldagem, a cor final não será homogênea, a textura ideal não será alcançada e o material não tomará presa por completo. Por outro lado, uma espatulação muito longa também pode afetar as características de trabalho do material. Logo, deve-se atentar para que o tempo de mistura seja dentro do recomendado pelo fabricante para aquele material.

Caso as proporções entre a base e o catalisador recomendadas pelo fabricante do material do silicone não sejam respeitadas, a cor e a consistência da mistura podem variar. Além disso, o tempo de reação de alguns materiais também pode ser afetado. Erros de proporção podem causar uma aparência rugosa e irregular no molde, além de propriedades mecânicas abaixo das esperadas.

A contaminação do material pode ocorrer a partir do contato com o paciente, da manipulação do dentista ou através de acessórios contaminados usados no procedimento de moldagem. É importante, portanto, que uma adequada desinfecção do molde e dos materiais usados seja feita antes do vazamento do gesso. Por exemplo, materiais que contenham enxofre, como luvas de látex e certas soluções usadas com fios de retração gengival, podem impedir a reação de presa dos silicones de adição.

Há também os erros relacionados às técnicas de moldagem. Eles podem ser devido a diversos fatores, como: quantidade errada de material, pressão ou movimentação excessiva na moldagem, alívio insuficiente, problemas com a moldeira, excesso de fluidos, erros na escolha e execução da técnica e remoção prematura ou incorreta do molde. Na técnica de dupla moldagem com silicones, é necessário a execução de um alívio para criar um espaço para a moldagem. Caso esse alívio seja insuficiente ou incorreto, a base fluida pode escorrer para fora da moldeira e comprometer o registro. Além disso, é importante secar os dentes antes do procedimento, para evitar a formação de bolhas e manter a qualidade da moldagem. E, por fim, deve-se atentar ao tamanho da moldeira escolhida que, caso seja inadequado, pode gerar desconforto ao paciente.

A escolha da técnica de moldagem e da consistência do material devem ser feitas de acordo com a necessidade de detalhamento que é esperado no modelo. Em casos em que se requer uma cópia com maior riqueza de detalhes, a técnica de dupla moldagem, com utilização de material fluido sobre o denso, é mais indicada, por exemplo. Uma remoção do material antes do fim da sua reação de presa pode causar distorção no molde. Já uma remoção descuidada, sem atenção para o rompimento do vácuo criado pela moldagem e retirada rápida, pode causar deformações permanentes e alterar a resistência do material. Por fim, há os erros relacionados ao vazamento do gesso, que serão abordados em um outro momento. 

Os erros relacionados à moldagem são de simples resolução. Porém podem ocorrer de diversas formas, o que exige atenção e cautela do profissional. Dessa forma, deve-se utilizar os materiais adequados, assim como se atentar aos detalhes de cada etapa, para conciliar um procedimento o mais confortável possível para o paciente, com precisão e qualidade.

📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram