A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico muito procurado em consultórios odontológicos. Ele tem como objetivo o aprimoramento da estética e a saúde das gengivas, conferindo ao paciente um sorriso mais harmonioso e confiante.
O procedimento é, geralmente, indicado para pessoas que possuem sorriso gengival, que é popularmente conhecido como sorriso alto, uma condição que pode acontecer em razão de diversos fatores genéticos ou adquiridos, como o uso de aparelho ortodôntico.
Quer entender o que é a gengivoplastia, suas principais vantagens, indicações, contra indicações, riscos associados e dicas para realizá-lo com segurança e eficiência? Continue lendo o nosso artigo!
O que é gengivoplastia?

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico odontológico que faz a remodelação e o contorno das gengivas para corrigir imperfeições estéticas e funcionais.
O procedimento envolve a remoção do excesso de tecido gengival, proporcionando uma linha gengival mais simétrica e expondo uma porção maior dos dentes.
Quais as vantagens da gengivoplastia?
A gengivoplastia é um procedimento que pode proporcionar muitas vantagens aos pacientes. Confira os seus principais benefícios:
Melhora estética do sorriso
Uma das principais vantagens do gengivoplastia é fornecer o aprimoramento estético do sorriso. Isso porque, esse procedimento remove o excesso de gengiva, deixando, assim, os dentes mais visíveis e garantindo um sorriso mais atraente e harmonioso.
Correção do sorriso gengival
As pessoas com sorriso gengival têm uma quantidade excessiva de gengiva, que é exposta toda vez que sorri. Sendo assim, esse procedimento minimiza o excesso de gengiva, corrigindo esse aspecto.
Alinhamento da linha da gengiva
Outra vantagem da gengivoplastia é que a cirurgia também é capaz de corrigir a assimetria da linha gengival, criando uma aparência mais equilibrada e estética, deixando o sorriso mais bonito.
Melhoria da autoestima
A transformação positiva do sorriso pode contribuir com o aumento na autoconfiança e autoestima do paciente, melhorando sua qualidade de vida, já que o sorriso fica muito mais bonito e harmônico.
Quais as indicações para a realização da gengivoplastia?

A gengivoplastia é um procedimento indicada para pessoas que possuem algumas condições específicas, como:
Sorriso gengival: como mencionamos, essa condição expõe de forma excessiva a gengiva da pessoa sempre que a pessoa sorri, tornando os dentes menos visíveis.
- Assimetria gengival: Desigualdade na linha gengival, que pode afetar a estética do sorriso.
- Gengivas hipertróficas: a gengivoplastia também é indicada quando uma pessoa possui um crescimento excessivo do tecido gengival, dando a impressão de gengivas inchadas.
- Preparação para próteses ou implantes: Em muitos casos, a gengivoplastia é indicada para melhorar o contorno gengival antes da colocação de próteses dentárias ou implantes.
Quais são as contraindicações da gengivoplastia?
Antes de realizar o procedimento, é importante que você tenha conhecimento das contradições. Confira quais são elas:
Problemas de saúde geral
A gengivoplastia não é indicada para pacientes com problemas médicos graves, que podem ser os mais variados, já que o procedimento apresenta riscos adicionais.
Doenças periodontais avançadas
Em casos de periodontite avançada ou outras doenças periodontais graves, a cirurgia de gengivoplastia pode não ser indicada até que essa condição seja tratada de forma adequada.
Dificuldades de cicatrização
Outra contraindicação da cirurgia de gengivoplastia é para os indivíduos com histórico de cicatrização lenta ou problemas de coagulação.
Gravidez
A gengivoplastia é um procedimento que não é indicado também para mulheres grávidas, principalmente, por conta das alterações hormonais e riscos adicionais associados.
Quais os riscos do da cirurgia de gengivoplastia?
Embora a gengivoplastia seja um procedimento que garante total segurança aos pacientes, saiba que existem alguns riscos envolvidos, como a infecção, que é geralmente raro e pode ser evitada com a assepsia correta.
Outro risco da gengivoplastia é a sensibilidade pós-operatória, porém, essa condição geralmente é temporária, sendo aliviada com medicamentos prescritos pelo profissional.
Além disso, em alguns casos, ao realizar a gengivoplastia, pode acontecer uma retração gengival excessiva, que deixa as raízes dos dentes expostas, levando a sensibilidade dentária.
Dicas para realizar o procedimento com segurança
Para realizar a gengivoplastia de forma segura e garantindo os melhores resultados, é importante levar em consideração alguns aspectos.
Confira!
Avaliação
Antes de realizar a gengivoplastia, faça uma avaliação criteriosa da saúde bucal do paciente para, assim, planejar o procedimento de forma segura e correta, levando em consideração as necessidades do paciente e também suas preferências.
Higiene e assepsia
Para a realização de um procedimento seguro, é preciso que todas as ferramentas e equipamentos estejam esterilizados de forma correta e que a higiene seja realizada de forma adequada durante o procedimento.
Uso de anestesia
Ao realizar a gengivoplastia, não deixe de utilizar anestesia local para garantir total conforto do paciente durante a cirurgia, evitando dores.
Hemostasia adequada
Durante o procedimento, garanta uma hemostasia eficaz e segura para controlar qualquer sangramento durante o procedimento.
Acompanhamento pós-operatório
Após a realização da gengivoplastia, forneça as orientações corretas e claras sobre cuidados pós-operatórios. Faça também acompanhamentos regulares para avaliar a recuperação do paciente, garantindo o sucesso do procedimento.
Conclusão
A gengivoplastia é uma opção eficaz para melhorar a estética e a saúde das gengivas, conferindo ao paciente um sorriso mais bonito, equilibrado e confiante.
Contudo, é imprescindível que o procedimento seja realizado com total segurança, levando em consideração as indicações e contra indicações.
Priorize sempre uma avaliação cuidadosa e faça um planejamento minucioso do procedimento para oferecer os melhores resultados estéticos e funcionais, devolvendo ao paciente o sorriso que ele merece.
Além disso, não deixe de usar sempre os melhores produtos e equipamentos nos seus procedimentos odontológicos, pois, assim, você garante o sucesso dos procedimentos.
Saiba que o melhor lugar para comprar os melhores produtos do mercado é na Dental Proclin, nosso e-commerce possui um amplo portfólio com tudo que precisa usar no seu consultório odontológico.
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram