Nos últimos anos, o silicone de adição tornou-se um dos produtos mais usados em procedimentos de moldagem, principalmente, por conta das vantagens que esse material proporciona para pacientes e dentistas.
Ele garante uma reprodução precisa de estruturas bucais, sendo muito usado em tratamentos de restaurações, colocação de próteses, aparelhos ortodônticos e diversos outros procedimentos.
Quer conhecer um pouco mais sobre o que é silicone de adição, como ele funciona, para que serve e como utilizar esse material em procedimentos odontológicos.
Vem com a gente!
Leia mais: Prótese dentária: entenda o que é e principais tipos
O que é silicone de adição?

O silicone de adição, chamado também de elastômero de polissiloxano, é um tipo de material de moldagem que é capaz de capturar detalhes da cavidade bucal.
Esse material é muito usado em procedimentos odontológicos em razão da sua alta precisão, estabilidade dimensional e facilidade de uso.
Os silicones de adição são, normalmente, comercializados em formato de pastas que, quando misturadas, polimerizam e se tornam um elastômero flexível.
Leia mais: Guia com tudo que precisa saber sobre gengivoplastia
Qual a função do silicone de adição?
O silicone de adição desempenha um papel fundamental na odontologia, permitindo que os dentistas obtenham moldagens precisas da boca do paciente para uma ampla variedade de procedimentos, como próteses dentárias, restaurações, etc.
Quais as principais vantagens do silicone de adição?
O silicone de adição é um produto muito usado, hoje em dia, por conta das suas vantagens, principalmente, para o profissional. Confira as principais benefícios do silicone de adição:
Alta precisão
O silicone de adição é um material que proporciona moldagens extremamente precisas, capturando detalhes minuciosos da cavidade bucal, permitindo que os procedimentos sejam ainda mais eficazes, garantindo ótimos resultados.
Elasticidade
Os moldes de silicone de adição também são vantajosos, já que são altamente flexíveis e elásticos, facilitando a remoção sem distorção.
Estabilidade dimensional
Ao utilizar o silicone de adição, os moldes não sofrem um processo de contração ou expansão relevante após a polimerização, garantindo, assim, a consistência das restaurações e próteses.
Total conforto ao paciente
Por ter uma textura suave, o silicone de adição faz com que a moldagem seja mais confortável para o paciente, minimizando o desconforto durante os procedimentos.
O silicone de adição é usado em quais procedimentos?
O silicone de adição é utilizado para criar moldes das cavidades dentárias preparadas para restaurações, permitindo que as restaurações se encaixem perfeitamente.
Além disso, esse produto também pode ser usado para confeccionar próteses parciais ou totais, aparelhos ortodônticos e implantes dentários.
Leia mais: Dente encavalado: causas e melhores tratamentos
Como o dentista pode usar o silicone de adição?

O uso adequado do silicone de adição na odontologia envolve requer uma série de cuidados, que contaremos a seguir:
Preparação
O primeiro passo para usar o silicone de adição é a etapa de preparação. Sendo assim, o profissional precisa preparar o paciente, protegendo os tecidos moles com barreiras adequadas e aplicando um agente de separação nas superfícies dos dentes.
Mistura
Depois disso, o dentista precisa fazer a mistura das duas pastas do silicone de adição conforme as instruções do fabricante para proporcionar uma polimerização adequada.
Aplicação
Na etapa de aplicação do produto, o silicone de adição deve ser inserido na cavidade bucal e mantido no lugar até que ele endureça.
Remoção
Após ficar endurecido, o molde é cuidadosamente removido da boca do paciente, garantindo que não haja distorções.
Envio ao laboratório
Após o procedimento realizado em consultório, o molde é enviado ao laboratório de próteses ou restaurações, onde é usado como base para a fabricação de dispositivos customizados.
Leia mais: O que é resina composta e sua utilidade em tratamentos dentários
Melhores opções de silicone de adição
Para te ajudar a escolher o melhor produto para seu consultório, listamos os silicone de adição mais usados no mercado:
Silicone de Adição Silic One – FGM
O Silicone One da FGM é um material de moldagem à base de silicone de adição, apresentando maior resistência a fratura e ao desgaste.
Além disso, esse produto tem uma fórmula equilibrada, já que utiliza a combinação adequada de monômeros, proporcionando um excelente tempo de trabalho e uma fácil extração do produto durante a fase elástica.
Silicone de Adição Elite Glass – Zhermack
O Silicone de Adição Elite Glass da Zhermack é indicado para a construção de matrizes extremamente transparentes, utilizadas em restaurações estéticas.
Além disso, seu uso é recomendado em processamento de matriz direta (pigmentações, por exemplo) e indiretas.
Silicone de Adição Silagum – DMG
O Silicone de Adição Silagum da DMG é indicado para moldagem em geral de prótese e implante.
Esse produto tem ótima hidrofilia, proporciona a solução certa para qualquer técnica de moldagem, além de ter fluido leve com uma tixotropia excelente, ou seja, ele tem a consistência e estabilidade de um regular, mas sob pressão escoa com muita facilidade.
Conclusão
O silicone de adição permite que os dentistas obtenham moldagens precisas da boca do paciente, garantindo a precisão de uma variedade de procedimentos.
Mas lembre-se sempre de usar os melhores produtos para garantir resultados satisfatórios.
Na hora de oferecer procedimentos com silicone de adição, saiba que melhores produtos e equipamentos, você encontra na Dental Proclin, uma loja virtual que reúne um portfólio completo com diversos produtos e equipamentos do mercado.
Nossa loja virtual é especializada na área odontológica, comercializando produtos das melhores marcas do mercado. Acesse o nosso site!
Gostou das nossas dicas? Então, continue nos acompanhando por aqui, pois trazemos sempre temas interessantes da área odontológica.
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram