amálgama

Principais vantagens do Amálgama e quando é indicada

O amálgama, um material de restauração odontológica, tem sido uma opção muito vantajosa na prática odontológica. Ao longo dos anos, esse material tornou-se amplamente utilizado devido às suas vantagens específicas, como durabilidade, fácil manipulação, resistência à umidade e muito mais. 

Quer entender quais são os benefícios do amálgama em diferentes procedimentos? Confira o nosso artigo e confira também suas principais indicações, técnicas de aplicação e tipos disponíveis. Vem com a gente!

Os melhores amálgamas estão no site da Dental Proclin. Clique aqui!

O que é amálgama?

O amálgama dental é um material de restauração amplamente utilizado para tratar cavidades dentárias, e consiste principalmente em uma mistura de mercúrio com outros metais, como prata, estanho e cobre. 

Essa mistura forma uma pasta maleável, que pode ser compactada na cavidade de um dente para restaurar sua forma e função. O mercúrio atua como um agente de ligação, unindo os outros metais e conferindo ao amálgama sua característica maleabilidade.

Leia mais: Como fazer acabamento e polimento de forma correta

Quais as vantagens do amálgama?

Esse material pode trazer uma série de benefícios para os pacientes. Listamos os principais, confira:

Alta durabilidade

O amálgama é muito vantajoso, principalmente, em razão da sua alta durabilidade. Isso porque, esse produto é resistente ao desgaste e pode suportar forças mastigatórias intensas, tornando-o uma escolha confiável para restaurações em áreas de carga elevada, como molares.

Custo-efetividade

Quando comparado com outros materiais de restauração, o amálgama é considerado muito mais acessível, tornando-se uma opção viável para muitos pacientes em termos financeiros.

Fácil manipulação

O procedimento de aplicação do amálgama é mais simples e exige menos tempo de consultório quando comparado com outras opções de restauração mais complexas, o que é benéfico para os profissionais e pacientes.

Resistência à umidade

O amálgama é um material menos sensível à umidade durante a aplicação em comparação com resinas compostas, por exemplo, facilitando, assim, o procedimento em ambientes onde o controle da umidade é desafiador.

Leia mais: Confira as principais tendências em Odontologia Estética

Quais as indicações do amálgama?

O amálgama pode ser usado nas mais diversas situações. Confira quais são as principais:

Restaurações de grandes cavidades

Por conta da sua durabilidade e resistência, o amálgama é indicado para restaurações de grandes cavidades, especialmente em molares posteriores.

Pacientes com dificuldades de higiene bucal

Em situações nos quais os pacientes têm dificuldades em manter uma higiene bucal adequada, o amálgama pode ser a opção mais adequada, já que ele é menos suscetível à deterioração causada pela placa bacteriana em comparação com materiais restauradores mais estéticos.

Restaurações provisórias

O amálgama também pode ser usado como uma opção temporária vantajosa, principalmente quando uma restauração mais permanente não pode ser realizada de forma imediata.

Leia mais: Alinhadores transparentes: o que são e como funcionam

Quais as técnicas de aplicação do amálgama mais usadas?

Para aplicar o amálgama, é possível adotar algumas técnicas muito comuns, que são as seguintes:

Preparo cavitário conservador

O preparo cavitário para o amálgama é menos invasivo do que o exigido para algumas restaurações estéticas, o que minimiza a remoção desnecessária de tecido dental saudável.

Condicionamento e adaptação

O amálgama é inserido na cavidade preparada e condensado para assegurar uma adaptação adequada. Depois, o material é consolidado, moldado e polido para obter uma forma anatômica e uma superfície lisa.

Leia mais: Marketing na Odontologia Estética: tudo que você precisa saber

Quais os tipos de amálgama?

  • Amálgama convencional: composto principalmente por mercúrio, prata, estanho e cobre, o amálgama convencional é o modelo mais tradicional e amplamente utilizado pelo mercado da odontologia.
  • Amálgama de alta resistência: fabricado com formulações especiais, o amálgama de alta resistência tem como objetivo aumentar ainda mais a durabilidade e as propriedades físicas do material.
  • Amálgama livre de mercúrio: algumas formulações mais recentes buscam reduzir ou eliminar completamente o mercúrio, mantendo as propriedades vantajosas do amálgama.

Melhores opções de amálgama

Confira as melhores opções de amálgama do mercado:

Amálgama 2 Porções – SDI

O amálgama 2 Porções – SDI é utilizado com restaurador dentário. Esse produto apresenta o melhor selamento sem o problema de excessiva expansão posterior causada pela contaminação acidental de líquidos com base em água.

Além disso, ele tem ainda alta resistência à compressão, minimizando o risco de fratura da restauração.

Amálgama Permite 1 Porção – SDI

O amálgama 1 Porção – SDI é usado com restaurador dentário. Sua formulação é composta por 56% Prata, 27,9% Estanho, 15,4% Cobre e 47,9% de Mercúrio, garantindo melhor selamento.

Leia mais: Sorriso Digital: entenda o que é e principais benefícios

Conclusão

O amálgama tem um papel importante na odontologia restauradora em razão das suas vantagens específicas, especialmente em casos de restaurações de grandes cavidades e pacientes com necessidades específicas. 

Contudo, é fundamental que o profissional considere as preferências do paciente, as demandas estéticas e as inovações contínuas em materiais restauradores ao decidir o melhor curso de tratamento em cada situação clínica.

Quer encontrar as melhores opções de amálgama? Acesse o site Dental Proclin, uma loja virtual que reúne um portfólio completo com diversos produtos, insumos e aparelhos. 

Nossa loja virtual é especializada na área odontológica, comercializando produtos das melhores marcas do mercado. Acesse o nosso site!

Os melhores amálgamas estão no site da Dental Proclin. Clique aqui!

📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram