Questões estéticas ocupam cada vez a mente dos brasileiros. Assim, o mercado em torno das lentes de contato dental cresceu consideravelmente e, mais do que nunca, os cuidados e os procedimentos corretos devem ser frisados para um resultado satisfatório.
Cada dia mais as pessoas têm procurado os laminados que tomaram conta dos famosos das passarelas, dos palcos e do futebol. Isso tem feito o mercado em torno desse procedimento, quase que totalmente estético, alavancar de forma significativa o trabalho de muitos profissionais e clínicas especializadas. Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), o Brasil é o segundo país do mundo que mais investe em procedimentos estéticos dentais, fruto das influências hollywoodianas que desde antes da metade do século XX apostava em artimanhas para deixar os dentes dos atores e atrizes o mais perfeito possível.
Para quem busca inovar em seus procedimentos, uma ótima opção é apostar nessa onda que só tende a crescer, com tratamentos cada vez mais valorizados. Entretanto, o único profissional que possui autorização para fazer esse tipo de tratamento é o cirurgião dentista especialista em Dentística e Prótese, pois a inexperiência pode causar consequências graves como hipersensibilidade dentária, gengivite e até mesmo cáries.
Os procedimentos de estética nem sempre são simples. O paciente, muitas vezes, compra uma ideia pronta e estabelece um tipo ideal, cobrando do profissional um resultado que não poderá ser alcançado por diversos motivos. A propaganda em torno das lentes de contato dental tem ficado famosa por conta dos dentes extremamente brancos. Entretanto, nem todos sabem que não é possível alcançar determinado tom em alguns pacientes, sendo que em outros não combina com o visual. Por isso, a simulação digital deve ser sempre uma opção a ser apresentada pelo profissional, especialmente em um procedimento conhecido pelo seu alto custo.

Outro ponto importante é apresentar as desvantagens e a atenção que o paciente deverá desempenhar com o novo material. Danificações, quebras, manchas e até mesmo a queda podem ocorrer em casos que as recomendações do profissional não são seguidas. O procedimento deve contemplar esses cuidados para que a satisfação seja alcançada e o cirurgião dentista não ser responsabilizado por possíveis danos.
Sobretudo, a responsabilidade do profissional também é um fator importante. A escolha do material correto, de qualidade e confiável é imprescindível para quem busca um resultado impecável. No caso de escolhas equivocadas e materiais de pouca qualidade, as consequências não são apenas estéticas, o paciente também pode enfrentar problemas irreversíveis para sua saúde bucal. Além disso, é importante apresentar os “prós e contras” dos diversos tipos de material de fabricação dos laminados, para que não haja resultados inesperados e o trabalho do profissional seja preservado.