O momento em que vivemos trouxe novidades no campo da biossegurança, e elas não param de surgir! O bom é que segurança nunca é exagero, ainda mais quando estamos falando de vidas humanas. E por que não adotarmos este novo padrão de biossegurança quando tudo isso passar? Aliás, outras ameaças ainda permanecerão. Esteja em dia com as novidades e ofereça o melhor a quem confia em você!
Ao anunciar a situação de pandemia, os jornais, revistas e blogs de imediato trouxeram matérias que reafirmaram a importância do uso dos EPI’s. É evidente que em todos os casos, os regulamentos de biossegurança devem ser respeitados. Contudo, a COVID-19 trouxe para uma realidade palpável os perigos que estão sujeitos aqueles que procuram burlar as regras ou não davam tanta importância a elas. Ao mesmo tempo, as dentais se inovaram, trouxeram novos equipamentos para atender às novas exigências de biossegurança que ficaram ainda mais rigorosas. Confira abaixo alguns itens e a importância de cada um em seu consultório!
MESA AUXILIAR DE PROTEÇÃO

Sabemos o quanto é importante uma mesa auxiliar que comporta os itens necessários para um atendimento odontológico, assim como reconhecemos a importância da segurança de pacientes e profissionais. Dessa forma, a mesa auxiliar de proteção se torna um importante equipamento nas clínicas de odontologia.
Ela diminui o contato com as partículas do spray de alta rotação e do jato de bicarbonato, tornando o atendimento muito mais confortável e seguro. Além de proteger, ela também pode ser usada como mesa de apoio para abrigar ainda mais perto os equipamentos necessários. A mesa permite que o profissional supervisione todo o procedimento por trás do vidro, totalmente transparente, e que pode ser esterilizado facilmente logo após cada atendimento.
PROTETOR FACIAL

O protetor facial é um equipamento que já está no mercado há algum tempo. Entretanto, ele ganhou notoriedade nesta pandemia por ser um importante item de biossegurança prático, fácil e objetivo. Sem muitos segredos de uso, o protetor facial é sobreposto ao rosto do profissional e, assim como a mesa protetora, diminui o contato com as micropartículas. É importante ressaltar que o equipamento deve ser utilizado em conjunto com os demais EPI’s, como a máscara indicada para o procedimento realizado. Em suma, deve-se atentar para o fato de que o uso de um equipamento de biossegurança não exclui outro. Medidas de proteção contra aquilo que não podemos ver nunca é exagero!
NOVOS DESINFETANTES

É do conhecimento de todos que o coronavírus pode ser combatido com a desinfecção das superfícies por álcool etílico 70% ou isopropílico 70%. Recentemente, a Anvisa emitiu uma nota com as alternativas que substituem o uso do álcool para a limpeza de ambientes, estabelecendo regras de fabricação e indicando a forma correta de uso. Sendo assim, a Dental Proclin trouxe novos desinfetantes regularizados junto à Anvisa, que proporcionam maior segurança ao seu ambiente de trabalha e elimina todos os tipos de vírus e bactérias.

De maneira geral, atualizar as medidas de biossegurança e proporcionar um ambiente de trabalho seguro para toda a equipe e pacientes é dever de todo profissional ético! Para além disso, devemos levar essas ações para o nosso “novo normal” e manter essas práticas mesmo quando tudo estiver normalizado.
© Fotos by Freepik e Pixabay