O vídeo é um dos principais canais de interação nas redes sociais e pode ser uma ferramenta essencial para destacar o seu consultório. Contudo, para obter resultados de forma efetiva é preciso estar atento ao seu formato, tamanho, frequência de postagem e conteúdo. Confira nossas dicas e saiba mais!
As redes sociais têm se tornado as principais ferramentas de acesso ao público-alvo das mais variadas empresas. Utilizar este meio e e seus recursos para alcançar seus objetivos é o segredo para quem busca resultados rápidos e notáveis. O Instagram e o Facebook possuem espaço para a publicação de vídeos, assim como para a sua monitoração, quantos acessos tiveram, interações, curtidas e comentários. Facilitando para que você possa acompanhar o que mais agradou e chamou a atenção da sua clientela.
Entretanto, não pense que elaborar algumas gravações é uma tarefa simples! Esteja atento aos nossos tópicos e saiba como fazer uma gravação atrativa, surpreendendo o seu público e respeitando as normas do CFO, CRO e das próprias redes sociais.
QUALIDADE
É evidente que um vídeo bem feito, organizado e editado chama muito a atenção! Primeiro perca a vergonha de estar diante de uma câmera e seja natural. Se você tiver alguém disponível para ajudar na gravação, fale como se estivesse conversando com essa pessoa, seja claro e não use muitos termos técnicos.
Além disso, escolha uma boa câmera, pode ser do seu próprio celular, escolha um lugar claro, que não produza ecos durante a fala e evite fazer muitos movimentos com ela durante a gravação. A intenção é que o vídeo não seja poluído, cheio de informações ou imagens que possam tirar o foco da mensagem principal a ser passada.
Caso queira investir um pouco nesse recurso, adquirir uma luminária pode ser uma ótima ideia para melhorar a sua gravação e torná-la mais profissional. Assim como fazer edições, desde as simples até as mais complexas, alguns tutoriais poderão te ajudar! Sobretudo, administrar as redes sociais não é algo simples, solicitar a ajuda de um profissional e investir nessa área pode fazer toda a diferença em seu faturamento mensal.

TAMANHO E FREQUÊNCIA
Você pode estar se perguntando qual o tamanho ideal de um vídeo para redes sociais. Sabemos que grande parte das pessoas checam seus feeds de notícias nos intervalos do dia a dia, então as informações grandes e complexas, com certeza, passarão despercebidas. Dê preferência para os vídeos curtos com conteúdos fáceis e que apresentem soluções para problemas comuns. Ao mesmo tempo, tudo pode mudar conforme o seu público-alvo. O segredo é monitorar a interação nos vídeos mais longos e mais curtos, ajustando conforme a preferência observada nos feedbacks. Da mesma forma, deve-se levar em consideração a frequência das postagens. Alternar entre vídeos e dicas rápidas pode ser uma ótima opção para não saturar o seu público.
CUIDADO COM O CONTEÚDO
Esteja atento ao conteúdo publicado para não levar advertência! É comum encontrarmos postagens comparativas de antes e depois, mas é essencial que você saiba que as normas do Instagram e do Facebook não permitem tais veiculações e restringem seu alcance. Além disso, o CFO e CRO, possuem regras claras quanto ao marketing e o atendimento odontológico. Não permite que consultas, prescrição de tratamentos e diagnósticos sejam feitos via on-line, além de proibir ofertas abusivas, enganosas e irregulares. Também esteja atento aos materiais de divulgação que não possuam seu nome, inscrição da clínica e do profissional, o Conselho entende tal prática como infração grave!
Em suma, dedique parte do seu tempo para cuidar das suas redes e elaborar vídeos para interagir com seus pacientes. Sobretudo, esteja atento para as normas de divulgação das redes e dos Conselhos de Odontologia para que sua publicação possa alcançar o seu público de maneira ética e respeitando os demais profissionais.
Imagens by Freepik