A toxina botulínica antes aplicada por odontólogos apenas para fins funcionais e estéticos-funcionais hoje, com a autorização do CFO para aplicação estética, ocupa importante espaço nas clínicas de odontologia. Conheça os equipamentos mais utilizados, sua oficialização e o mercado para quem busca investir na área.
Todo o processo de oficialização da utilização da toxina botulínica por cirurgiões-dentistas ocorreu com diversos posicionamentos contrários de alguns Conselhos Federais da área da saúde. Contudo, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), munido dos instrumentos legais, promoveu ações na justiça e conquistou a oficialização do procedimento, apontando que tais posicionamentos contrários possuíam como objetivo a defesa de um monopólio. Na época, o presidente do CFO, Juliano Do Vale, publicou uma nota de esclarecimento que dizia:
“Diante das notícias tendenciosas que vêm sendo realizadas por algumas sociedades e associações médicas, cumpre esclarecer que o cirurgião-dentista não está subordinado a lei nº 12.842/2013 (lei do ato médico).
Além disso, a Lei nº 5.081/66, que regula o exercício da Odontologia, em seu art. 6º, determina que compete ao cirurgião-dentista, praticar todos os atos pertinentes ao seu mister, decorrentes de conhecimentos adquiridos em cursos regulares ou em cursos de pós-graduação, bem como a prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em odontologia, como a utilização da toxina botulínica e do ácido hialurônico na área de competência profissional.”
A partir deste e outros posicionamentos, assim como de processos judiciais, a resolução nº 198/2019 do Conselho Federal de Odontologia (CFO) permitiu que os cirurgiões dentistas realizassem tratamentos e procedimentos estéticos a partir da manipulação da toxina botulínica. A única restrição se estabeleceu para aplicação em áreas além da orofacial, que não se inclui na formação do profissional em odontologia.
Em suma, com a oficialização do procedimento e o crescente aumento da oferta e da demanda, o mercado da estética orofacial tende a ser próspero para quem busca atuar na área. Contudo, é necessário investimento em cursos e especializações, sendo essencial estar por dentro das leis que regem a prática e de tudo aquilo que o mercado exige para que o profissional possa se destacar frente à concorrência.

PROCEDIMENTOS, EQUIPAMENTOS E CUIDADOS NECESSÁRIOS
O procedimento acontece de maneira simples! O profissional ao aplicar a toxina botulínica nos nervos motores, fará com que ela impeça que ocorra a liberação de neurotransmissores responsáveis pela contração muscular do rosto. A preparação da toxina talvez seja um dos momentos mais delicados do procedimento. O profissional deve estar atento para que a substância não perca as características necessárias para o bom resultado terapêutico. É essencial que o manuseio da toxina botulínica seja feito com cuidado e com agulhas de diferentes diâmetros para que não ocorra o contato do produto com o ar. Além disso, o soro fisiológico não deve ser dispensado com turbilhonamento, pois corre-se o risco de as moléculas da toxina serem inutilizadas.

MERCADO
Como dito anteriormente, para o cirurgião-dentista que busca investir na área citada, é necessário que esteja constantemente atualizado e busque especializações. Entretanto, tais práticas não visam apenas o diferencial para o mercado, mas principalmente o cuidado referente à aplicação da toxina botulínica que é cercada de riscos e peculiaridades, como todos os demais procedimentos estéticos e funcionais que acompanham o ofício do profissional de odontologia
Com a popularização da prática e o constante avanço nas pesquisas sobre procedimentos estéticos, a busca pela aplicação do botox cresceu expressivamente. A tendência tem se espalhado até mesmo entre jovens de 20 a 30 anos que buscam a realização do “botox preventivo”. Uma matéria publicada no site Biomedicina Estética, apontou que depois dos EUA, o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais realizam aplicação de toxina botulínica. O mercado da estética já movimenta mais de 10 bilhões de reais ao ano, sendo um dos poucos que manteve e até melhorou o seu faturamento durante todo o período de pandemia que vivenciamos.
Sem dúvidas, o procedimento ganha espaço entre todas as idades. Estar atento às demandas do seu público e atualizado sobre as novas práticas, garantirão que surpresas não ocorram e que o seu faturamento esteja à frente da concorrência até mesmo em tempos de crise.
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