Essa pergunta parece estranha em um primeiro momento. “Porque eu, como dentista, teria que ter vendido algo durante minha vida profissional?” Por incrível que pareça, esta resposta é uma dúvida muito comum a muitos profissionais de odontologia.
Para discutir sobre o tema, vamos ao primeiro ponto: como você, colega, fecha os planejamentos em sua clínica? Você consegue entender que todo paciente que te procura como prestador de serviço, é um cliente? Quantos pacientes te procuram e após você apresentar o plano de tratamento eles não voltam?

Veja que são muitas questões a serem discutidas, mas a principal é que nós estamos vendendo sim. Cada paciente que nos procura quer uma solução para um problema, o qual irá nos pagar pela resolução do mesmo! Então, e o paciente é também um cliente e precisamos vender nosso serviço prestado, será que não é a hora de você também aprender a vender?

Sim, o cirurgião dentista que domina a técnica de vendas consegue converter novas consultas em procedimentos. Gostaria de deixar uma dica de referência literária que poderá ser muito útil no desenvolvimento deste novo talento: “As armas da persuasão”, de Robert B. Cialdini. Neste livro o autor fala de técnicas de convencimento e de habilidades-chave para quem quer aprender a vender, além de demonstrar vários gatilhos mentais.
Fica minha dica final: caro colega, desenvolva novas habilidades além das técnicas e conhecimentos odontológicos, isso pode te ajudar no desenvolvimento pessoal e também em sua vida financeira.

Prof. Ms. Pedro Henrique Rezende Spini
Cirurgião Dentista: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU) / Especialista: Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FORP-USP) / Especializando: MBA em gestão empresarial (FGV)
Mestre: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU) Professor de Dentística Restauradora e Gestão de Clínicas
CRO: 13.978 GO Proprietário, Gestor e Dentista: Clínica Zion Instagram: @pedrospini
IMAGENS FREEPIK