CUIDADO COM SUA COLUNA!

Sabemos que danos à coluna muitas vezes são irreversíveis ou quando possuem tratamentos todo o procedimento é doloroso e demorado. Para que isso não ocorra, deve-se estar atento à postura principalmente durante o expediente de trabalho. Os profissionais de odontologia são os grandes alvos das constantes dores nas costas durante e após os atendimentos, o que pode significar danos graves a saúde com o passar do tempo. Confira nosso artigo e saiba como cuidar das suas costas e evitar as dores desconfortantes.

Depois de um dia cansativo de muito trabalho quem nunca foi para casa e a única coisa que conseguiu fazer foi pedir o jantar pelo delivery e comer deitado na cama? Este é um exemplo clássico de dias em que nos sobrecarregamos. Entretanto, antes fosse apenas o cansaço, mas os problemas de saúde aparecem com o tempo! Quando tomamos conhecimento sobre o caso, as dores se tornam diárias e passam a aparecer nas primeiras horas do dia com muito pouco esforço.

Os profissionais de odontologia trabalham entre 6 e 8 horas por dia em posições nada confortáveis. Ombros enrijecidos, pescoço abaixado e postura encurvada, e os resultados são as dores em quase todo o corpo no final do expediente. A ideia de “trabalho pesado” ou “dia cheio” não podem ser usadas como álibis para permitir que isso se torne constante. Alguns equipamentos, mudanças e iniciativas, podem fazer a diferença no seu dia a dia. Por isso, separamos alguns tópicos com essas dicas que prometem trazer o seu bem-estar de volta!

EQUIPAMENTOS MAIS LEVES

O primeiro passo para eliminar as dores nas costas é substituir os equipamentos ultrapassados, antigos e pesados. Eles não apenas causam danos à postura que vai se encurvando por conta dos longos períodos de uso, os pulsos também se tornam grandes vítimas e as tendinites e bursites costumam aparecer com o tempo. Dê preferência para os equipamentos ergonômicos, mais atuais e de fácil manuseio.

FAÇA PEQUENAS PAUSAS E ALONGUE-SE

Entre um atendimento e outro é essencial dar uma pausa! Aproveite para tomar um café ou conversar com seus pacientes. Os músculos irão relaxar e suas costas e pescoço não serão vítimas do tensionamento constante. O alongamento é o procedimento de ouro de todos os profissionais! Os dentistas devem realizá-lo antes do expediente e sempre que possível entre os atendimentos. Ele irá evitar que lesões sejam causadas e fortalecerá seus músculos.

EQUIPAMENTOS PARA CORREÇÃO DE POSTURA

No mercado já existem equipamentos que auxiliam na melhora da postura. Em sua maioria, eles estabilizam a coluna cervical e lombar, inibindo os vícios de postura que causam dores. Consulte o seu fisioterapeuta e peça recomendações do melhor para o seu cotidiano de trabalho!

Em suma, é necessário estar atento com os pequenos sinais que apontam uma postura incorreta. Combinar esses tópicos e praticá-los em conjunto em seu cotidiano fará com que as dores nas costas sejam diminuídas consideravelmente. Cuide da sua saúde!

Imagens Freepik