Confira nosso artigo e conheça a história desse movimento que ganhou reconhecimento mundial pela sua importância na luta pela vida das mulheres!
Você sabia que menos da metade da população de mulheres brasileiras realizam o exame de mamografia, principal meio de diagnóstico do câncer de mama? Por isso, neste mês de outubro, vamos lembrar da importância da prevenção do câncer da doença afinal, lutar pela preservação da vida é missão de todos.

O NASCIMENTO DA LUTA CONTRA O CÂNCER
Nos EUA, movimentos espalhados pelas cidades se mobilizavam neste mesmo mês para a luta contra o câncer de mama, mas apenas algum tempo depois foi aprovada a lei nacional que reconhecia outubro como o mês de real campanha para a conscientização. No mês de outubro os consultórios odontológicos, postos de saúde, hospitais e todos os meios públicos são tomados pela cor rosa. Essa iniciativa surgiu por conta da Corrida pela Cura na década de 90 que teve como principal símbolo o laço cor-de-rosa distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos seus participantes. A partir daí, a luta só ganhou mais adeptos e estendeu-se por todo o hemisfério, monumentos e cidades inteiras ganharam uma nova cor.
No Brasil, a primeira demonstração pública sobre o outubro rosa aconteceu em 2002, neste ano o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista em São Paulo, Capital, foi totalmente iluminado pela cor rosa e chamou a atenção de todos que passavam por lá. Atualmente é possível notar esta iniciativa em vários pontos públicos e cidades, assim como em templos religiosos, empresas e consultórios privados.

Luta contra o Câncer de Mama Atualmente
Felizmente, hoje esta conscientização da importância dos exames preventivos é muito maior. Não é difícil encontrarmos grupos que se empenham na luta para um serviço de saúde público de qualidade com equipamentos e profissionais qualificados para a prevenção da doença, assim como para o acompanhamento nos tratamentos de quem a enfrenta diariamente.
Recentemente foi dado um passo importante no que se refere aos direitos das mulheres que lutam contra o câncer de mama. A lei n° 13.770, de 19 de dezembro de 2018, foi promulgada garantindo a cirurgia plástica reconstrutiva das duas mamas quando o paciente é submetido ao processo de mutilação por conta do tratamento de câncer. Dessa forma, a autoestima da mulher pode ser preservada, conseguindo com que ela enfrente melhor esta nova etapa de sua vida.
Lembre-se que estas campanhas e ações devem ser observadas para além deste mês, a luta deve ser constante. Converse com seus pacientes, funcionários, amigos e familiares sobre a importância do exame de diagnóstico preventivo, porque prevenir é uma das melhores formas de lutar!
Imagens by Freepik