O detergente enzimático é fundamental para a sua clínica de odontologia! Além de limpar com eficiência todos os instrumentos, ele combate fungos e bactérias impedindo sua proliferação. Esteja em dia com a biossegurança dos seus pacientes garantindo a higienização correta dos itens em seu consultório! Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre este produto e suas formas de uso.
Manter os instrumentos de odontologia e o consultório sempre limpo e higienizado é essencial para a segurança dos pacientes e profissionais da área. Para isso, é preciso estar atento aos produtos necessários e as formas de uso. Sabemos que os grandes vilões e riscos não podem ser observados à olho nu, por isso deve-se estar atento com a escolha do produto e as indicações do fabricante.
O detergente enzimático é fundamental na limpeza dos instrumentos após os procedimentos. Além de não produzir espuma durante o uso, ele combate a proliferação de microrganismos e evita a formação de placas insolúveis. De maneira geral, pode parecer simples o seu uso, entretanto é necessário estar atento a algumas dicas. Por isso, separamos para você alguns tópicos de como utilizá-lo!
INSTRUÇÕES DO FABRICANTE
Seguir as instruções do fabricante é o primeiro passo para sua utilização correta. Não pense que todos os detergentes enzimáticos possuem a mesma receita de preparo. Alguns devem ser diluídos 1ml em 1 litro de água quente ou em temperatura ambiente, enquanto outros pedem 4ml para 1 litro. Seguindo estas instruções você garante que a ação do produto seja eficiente e não haja desperdício.

COMO UTILIZAR O DETERGENTE ENZIMÁTICO
Depois de preparada a solução, é necessário mergulhar completamente todos os itens no recipiente e aguardar o tempo indicado pelo fabricante. Caso o profissional prefira, a solução também poderá ir direto para a cuba ultrassônica. Em seguida, deve-se complementar a limpeza com uma escova macia e depois realizar o enxague e a secagem com atenção para que os instrumentos não criem manchas. De preferência, depois da lavagem, os instrumentos devem ir para a autoclave.
Um dos maiores erros é não escolher o instrumento correto para complementar a limpeza dos itens. Sobretudo, uma simples escova de dentes macia poderá fazer todo o trabalho. Ela irá garantir que os itens odontológicos utilizados no procedimento sejam limpos, não sejam riscados e não tenham fissuras que facilitam a proliferação de bactérias.

QUAL O DETERGENTE INDICADO PARA CLÍNICAS DE ODONTOLOGIA?
Os detergentes indicados para os consultórios de odontologia são os que possuem até seis enzimas. Os produtos com sete ou mais são indicados para uso hospitalar e possuem a capacidade de decomposição de matérias orgânicas.
Em suma, independente se a limpeza dos itens for realizada manualmente ou em cuba ultrassônica, o detergente enzimático facilitará o processo da remoção de impurezas, garantindo a biossegurança do seu consultório. Sobretudo, deve-se estar atento a essas dicas para evitar manchas nos equipamentos e aumentar sua durabilidade.
Imagens by Freepik