Você está recém formado, a ansiedade tomou conta e a vontade de adquirir os primeiros itens da profissão é latente! Calma, nós preparamos algumas dicas para lhe ajudar a dar esses primeiros passos. Confira nosso artigo e saiba qual a melhor decisão tomar!
Trabalhar em uma clínica ou ser dono do seu próprio consultório não é uma escolha que só depende do financeiro. Sabemos que os primeiros passos para iniciar qualquer projeto é a determinação, a confiança e a coragem. Determinação porque nenhum caminho é fácil. Muita coisa da errado e nem tudo sai como o planejado. Confiança porque você precisa se sentir pronto para exercer uma função. Se você não confia em seus procedimentos, como pode passar segurança para o seu paciente? Bom, a coragem é a última da lista e a mais importante, porque assim como em qualquer começo, tudo parece impossível, principalmente os desafios.
Levando em consideração esses pontos básicos, somos direcionados naturalmente a optar pela opção mais fácil e talvez aquela que pode te preparar para algo maior. Estou falando em adquirir experiência com outros profissionais que estão no ramo a muito mais tempo. É evidente que todo tipo de experiencia é bem vinda e certamente contribuirá para a edificação de uma carreira sólida. Entretanto, o que não pode ser ignorado é a importância da sua formação acadêmica. O seu tempo de preparo foi durante mais de 4.000 horas de aulas, estágios e muito aprendizados.
Nesses 5 anos de faculdade, você esteve em contato com muitos profissionais bem sucedidos e ouviu relatos importantíssimos para a sua carreira. A experiência em trabalhar com outros profissionais após a sua formação é algo complementar, não pré-requisito. Então, se após tudo isso você se sentir confiante em ter o seu próprio negócio, comece o quanto antes. Caso contrário, adquirir um pouco mais de confiança trabalhando com outras pessoas, pode ser um ótimo caminho para o seu crescimento profissional.

QUAL O PREÇO A SER PAGO?!
Ao trabalhar para outra pessoa, o único preço a ser pago será o seu tempo dedicado a um negócio que não é seu. Este, certamente, não poderá ser restituído. Contudo, é evidente que de alguma forma este “preço” terá boas consequências para sua carreira em longo prazo.
Agora, se você pensa em abrir um consultório odontológico, podemos falar de valores reais, que podem ser restituídos em alguns anos e gerar maiores lucros. Segundo o Sebrae, abrir uma clínica de pequeno porte exige um investimento que gira em torno de R$65 mil a R$100 mil. Em um primeiro momento, o valor pode parecer exorbitante, mas se comparado com outros bens, é quase o valor de dois carros ou um terço do valor de um imóvel simples no interior.
Este valor será investido em itens básicos para que a sua clínica possa atender com quase todos os procedimentos odontológicos. São eles:
2 – Raios X Odontológico;
3 – Mesa do equipamento;
4 – Jato de bicarbonato / Caneta de Ultrassom;
5 – Fotopolimerizador;
6 – Cadeira odontológica;
7 – Pedal de comando;
8 – Compressor odontológico.
Para qualquer uma das decisões existe um preço a ser pago, cabe ao profissional analisar qual a opção mais rentável para o seu caso. Mas calma, ainda temos mais uma opção para te apresentar. Confira nosso próximo tópico e saiba mais sobre as clínicas franquiadas.

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS AO ADERIR A UMA FRANQUIA?
Em alguns casos o investimento pode ser bem alto, mas todos os detalhes são de responsabilidade da rede franqueadora. Vantagens como suporte de marketing, desconto na aquisição de itens e produtos odontológicos, apoio técnico e gerencial, treinamento de funcionários e muito mais serviços são os atrativos na hora de pensar em abrir uma franquia.
Além disso, ao optar por carregar uma marca amplamente conhecida, a quantidade de clientes pode surpreender logo nos primeiros meses. Todavia, algumas franquias podem interferir de modo direto em seu consultório, escolhendo localização e até submetendo o seu negócio a auditorias para controle financeiro e contábil.
Iniciar a carreira odontológica é uma grande tarefa a ser cumprida e analisar todos os prós e contras é fundamental para um resultado satisfatório. Com muito empenho e dedicação, você poderá ser mais um profissional bem sucedido em sua região.
Imagens Freepik