Você terminou de instrumentar o seu canal, mas a obturação será realizada só na próxima sessão… é nesses momentos que vem a dúvida: qual medicação intracanal utilizar?

O principal objetivo da medicação intracanal é agir de forma bacteriostática e bactericida. A primeira observação a ser feita é entender a condição do tecido pulpar. Por melhor que seja sua técnica de instrumentalização, sabemos que é extremamente difícil conseguir esterilizar por completo um canal. Então, as bactérias viáveis que permanecerem no interior do canal, porém quando elas permanecem livres.
Sempre vão permanecer esse essas bactérias viáveis de serem Livres por um período muito grande sem você lançar mão de nenhum medicamento para controlar o crescimento delas elas podem causar problema depois Falando de medicamentos para controlar a proliferação de bactérias viáveis no interior do canal a gente precisa de separar duas situações você pode estar fazendo o tratamento endodontico.
“Para isso, é necessário entender a condição em que o tecido pulpar se encontra, pois a infecção endodôntica pode ocorrer por diversas razões: trauma, doença periodontal, lesões endoperiodontais etc. Porém, a principal causa é a cárie dental. A cárie se desenvolve devido a formação do biofilme na qual as bactérias que fazem parte dele, realizam uma atividade metabólica na superfície dentária. Isso ocasiona uma desmineralização no esmalte dentário, que acaba por resultar na mancha branca.”